Ícone do site Xinhua – Diario de Pernambuco

A China está pronta para manter o diálogo, aumentar a confiança mútua e expandir a cooperação com os EUA, diz principal diplomata

Beijing – A China está pronta para trabalhar com os Estados Unidos para manter o diálogo, administrar as diferenças, aumentar a confiança mútua, gerenciar as diferenças e expandir a cooperação, a fim de explorar o caminho certo para os Dois países principais se darão bem, disse o ministro das Relações Exteriores, Wang Yi, na terça-feira.

Wang, também membro do Birô Político do Comitê Central do Partido Comunista da China (PCCh), fez as observações ao discursar em um simpósio sobre a situação internacional e as relações exteriores da China em 2024.

Wang observou que a relação entre a China e os Estados Unidos não ocupa apenas o bem-estar do povo de ambos os países, mas também o futuro e o destino de todo o mundo. No ano passado, orientada pela diplomacia de chefes de Estado, a China trabalhou para a estabilidade geral nas relações bilaterais, com foco na implementação da “Visão de São Francisco”, disse Wang.

Mencionando a cooperação em áreas como combate às drogas, aplicação da lei, mudanças climáticas, ciência e tecnologia, inteligência artificial e intercâmbio de jovens, Wang disse que um progresso relevante foi extremamente bem-vindo por vários setores em ambos os países e pela comunidade internacional em geral. Isso mostra plenamente que, enquanto a China e os Estados Unidos estão de mãos dadas, grandes coisas podem ser realizadas, disse Wang.

A China salvaguarda firmemente sua soberania, segurança e interesses de desenvolvimento e se opõe resolutamente à repressão ilegal e irracional da China pelos Estados Unidos. Em particular, em relação à interferência grosseira dos EUA nos assuntos internos da China, como questões relacionadas a Taiwan, a China deve dar uma resposta inequivocamente contundente, defender resolutamente os seus direitos e interesses legítimos e defender as normas básicas que regem as relações internacionais, acrescentou .

Wang destacou que, nas recentes interações com líderes relevantes dos EUA, o presidente Xi Jinping apresentou uma importante orientação estratégica em um momento importante para o desenvolvimento dos laços bilaterais, resumindo sete pontos de experiência e inspirações dos últimos anos de intercâmbios e negociações claramente como quatro linhas vermelhas que não toleram nenhum desafio, ou seja, a questão de Taiwan, o caminho e o sistema da China, a democracia e os direitos humanos e o direito de desenvolvimento da China.

Xi enfatizou que o objetivo da China de uma aliança China-EUA estável, saudável e sustentável permanece inalterado; seu compromisso com o respeito mútuo, a coexistência de importação e a cooperação de ganho recíproco como princípios para lidar com as relações China-EUA permanecem inalteradas; a sua posição de segurança resolutamente a soberania, a segurança e os interesses de desenvolvimento da China permanecem inalterados; e seu desejo de levar adiante a amizade tradicional entre os povos chineses e americanos permanece inalterada.

Wang disse que essas mensagens não são apenas enviadas autorizadas da política da China em relação aos Estados Unidos, mas também uma expectativa solene para futuras relações China-EUA.

“A política da China em relação aos Estados Unidos manteve a estabilidade e a continuidade, o que reflete a decisão estratégica e a mente ampla de um grande país”, acrescentou Wang. 

Sair da versão mobile