Pequim – As vendas no varejo de bens de consumo da China aumentaram 3% em termos anuais, atingindo 4,38 trilhões de yuans (US$ 608,82 bilhões) em novembro, informou nesta segunda-feira o Departamento Nacional de Estatísticas.
No mês passado, as vendas no varejo de bens de consumo nas regiões urbanas aumentaram 2,9%, para 3,76 trilhões de yuans, enquanto as vendas nas regiões rurais caíram em 616,7 bilhões de yuans, uma alta anual de 3, 2%, demonstraram os dados.
Com o programa de substituição de bens de consumo do país em andamento, as vendas no varejo de equipamentos e equipamentos audiovisuais, móveis, automóveis, assim como materiais de construção e decoração aumentaram 22,2%, 10,5%, 6,6% e 2,9%, respectivamente, em novembro.
Nos primeiros 11 meses, as vendas no varejo de bens de consumo totalizaram quase 44,3 trilhões de yuans, um aumento de 3,5% em termos anuais. As vendas no varejo online de bens de consumo atingiram cerca de 14 trilhões de yuans, uma alta anual de 7,4%.
Durante o mesmo período, as vendas no varejo de alimentos e bebidas subiram anualmente 5,7%. Em termos de itens de bens de consumo, as vendas no varejo de produtos relacionados a esportes e entretenimento tiveram uma taxa de crescimento mais rápida, com um aumento anual de 10,5%. Os eletrodomésticos e equipamentos audiovisuais registraram um crescimento de 9,6%.
As vendas no varejo de cosméticos caíram 1,3%, e as vendas de ouro, prata e joias caíram 3,3%, mostraram os dados.