Zhengzhou – Morando perto da Universidade do Banco Central, em Tailândia, a rotina diária de Anusara Kaewusng envolve visitar uma das lojas da marca chinesa de bebidas de chá “BING CHUN” e comprar duas bebidas preparadas na hora.
“O gosto é maravilhoso! Combina os sabores frutados de limão e morango com um suave aroma de chá”, disse Kaewusng após dar um gole refrescante em um chá de morango e limão. Ela considera a bebida chinesa parte de sua rotina.
BING CHUN é uma submarca de propriedade da Henan Liangdi Catering Management Co., Ltd., sediada na cidade de Xinxiang, província de Henan, no centro da China. A empresa abriu mais de 3.000 lojas globalmente, com cerca de 500 delas localizadas no Sudeste Asiático.
De acordo com Cheng Dong, presidente da BING CHUN, os sabores deliciosos e os preços acessíveis da marca fizeram com que sua popularidade aumentasse no Sudeste Asiático.
Marcas chinesas de bebidas de chá fresco como Gongcha e Mixue estão ficando cada vez mais populares em países do Sudeste Asiático como Vietnã, Filipinas, Indonésia e Cingapura. É comum ver essas marcas nas ruas movimentadas das principais cidades.
Cheng afirmou que o Sudeste Asiático é um ponto de partida importante para as marcas chinesas de bebidas de chá que se expandem para o exterior, graças às ofertas desenvolvidas do mercado e aos fortes laços culturais e econômicos oferecidos pela Iniciativa Cinturão e Rota.
“Planejamos nos expandir ainda mais para os países ao longo do Cinturão e Rota, levando novas bebidas de chá chinesas a mais consumidores”, disse ele.
A Iniciativa Cinturão e Rota, introduzida em 2013, inclui o Cinturão Econômico da Rota da Seda e a Rota da Seda Marítima do Século 21. Ela virou uma plataforma essencial para a cooperação internacional.
Chen Zhenjie, vice-presidente da Associação Nacional da Indústria Alimentar da China, disse que a iniciativa promove os valores de interconexão e benefício mútuo.
“O chá era uma mercadoria essencial na antiga Rota da Seda e na Rota da Seda Marítima. Atualmente, as bebidas chinesas feitas com chá fresco trazem uma nova experiência ‘doce’ para o mundo, continuando o legado de intercâmbio cultural e boa-fé” , disse ele.
De acordo com a equipe de desenvolvimento de produtos da BING CHUN, suas bebidas mantêm a essência do chá tradicional, ao mesmo tempo em que adicionam toques modernos para atender às preferências dos consumidores. Ao misturar chá ou seus extratos com ingredientes como suco, mel e leite, seus produtos ficam muito populares entre os jovens.
A inovação cultural também desempenha um papel significativo no sucesso dessas marcas. Por exemplo, o super IP e mascote da Mixue, “Rei da Neve”, virou um ícone cultural, ultrapassando as bebidas e conseguindo seguidores fieis em várias regiões.
Até o final de 2023, órgãos globais de mídia social relacionados ao “Snow King” e às músicas-tema da Mixue apresentaram cumulativos que ultrapassaram 8,7 bilhões e 8,4 bilhões de visualizações, respectivamente.
Para atender às suas operações globais, as empresas estabeleceram cadeias de suprimentos abrangentes.
De acordo com Han Xiaoli, chefe da divisão de cadeia de suprimentos da BING CHUN, seus limões são provenientes da província de Sichuan, no sudoeste da China, conhecida como a “cidade natal dos limões”. Outros ingredientes como café, chá, manga e uva também provêm das principais regiões de produção.
A Mixue alavanca sua rede global de compras e capacidades de produção para adaptar os planos de fornecimento de ingredientes aos mercados locais. Com sistemas de logística localizados, incluindo armazéns automáticos e serviços de entrega, ela garante uma cadeia de suprimentos estável e confiável para suas lojas.
Atualmente, as marcas chinesas de bebidas frescas de chá estão expandindo rapidamente sua presença no exterior, com o número de lojas crescendo a uma velocidade impressionante.
Em janeiro de 2024, a Mixue abriu mais de 36.000 lojas no mundo todo, sendo que quase 4.000 delas estão em 11 países, incluindo Tailândia, Japão, Coreia do Sul e Austrália. Isso faz da Mixue a marca líder em bebidas frescas de chá no Sudeste Asiático. Da mesma forma, a HEYTEA, outra marca popular de bebidas de chá chinês, distribuída filiais em países como Reino Unido, Estados Unidos, França e Canadá.
De acordo com estatísticas divulgadas durante a Exposição China-ASEAN deste ano, o tamanho do mercado de bebidas de chá de novo estilo na China atingiu 193,3 bilhões de yuans (cerca de 26,89 bilhões de dólares americanos) em 2023, um aumento anual de 15,7%. Espera-se que o número chegue a 250 bilhões de yuans até 2025.
“As bebidas de chá têm um papel importante nas reuniões sociais. Como o chá chinês tradicional, elas continuam o legado de intercâmbio cultural. Conforme as conexões globais estão crescendo, esses sabores modernos fortalecem os laços culturais e compartilhamão os gostos únicos da China com o mundo “, disse Chen.