Ícone do site Xinhua – Diario de Pernambuco

Stellantis e CATL investem 4,1 bilhões de euros para fábrica de baterias na Espanha

(241128) -- BEIJING, Nov. 28, 2024 (Xinhua) -- This photo taken on Nov. 28, 2024 shows battery products at the booth of Contemporary Amperex Technology Co., Ltd. (CATL) at the second China International Supply Chain Expo (CISCE) in Beijing, capital of China. The expo's smart vehicle exhibition area showcases key technologies and products along the entire industrial chain of smart vehicles, ranging from core raw materials to key components and relevant services. Related players including Rio Tinto, Bosch, Baowu Steel and XPENG have demonstrated the in-depth integration and cooperation along the global industrial chain supply chain. (Xinhua/Ju Huanzong)

Madri – A Stellantis e a produtora chinesa de baterias CATL anunciaram na terça-feira um acordo para investir até 4,1 bilhões de euros (US$ 4,31 bilhões) para formar uma joint venture para a construção de uma grande fábrica de baterias de fosfato de ferro e lítio (LFP, em inglês) na Espanha.

   O primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, saudou o acordo, dizendo que está “muito satisfeito” com o anúncio. Em uma postagem nas mídias sociais, ele expressou gratidão à Stellantis e à CATL por seu compromisso com a Espanha e seu forte apoio ao país “para dar um impulso a um futuro descarbonizado”.

   Falando à imprensa na terça-feira, a porta-voz do governo espanhol, Pilar Alegría, também elogiou o acordo, destacando o “investimento, dinheiro e emprego” que ele gerará.

   De acordo com a CATL, uma joint venture 50-50 foi projetada para ser completamente neutra em carbono e será renovada em várias fases e planos de investimento.

   “Com o objetivo de iniciar a produção até o final de 2026 nas instalações da Stellantis em Zaragoza, na Espanha, a instalação poderá atingir uma capacidade de até 50 GWh, sujeita à evolução do mercado elétrico na Europa e ao apoio contínuo das autoridades da Espanha e da União Europeia”, disse a empresa chinesa em um comunicado à imprensa publicado em seu site.

   “A joint venture levou nossa cooperação com a Stellantis a novos patamares, e acreditamos que nossa tecnologia de ponta em baterias e nosso excelente know-how operacional, combinados com a experiência de décadas da Stellantis na administração de uma empresa localmente em Zaragoza, garantirão uma grande história de sucesso no setor”, disse o presidente e CEO da CATL, Zeng Yuqun.

   O acordo foi firmado depois que Sánchez se reuniu com Zeng na segunda-feira, juntamente com outros representantes do governo espanhol e da CATL. O governo espanhol se comprometeu a destinar mais de 5,5 bilhões de euros de fundos públicos para reindustrializar a indústria automobilística.

   A CATL já tem duas fábricas em operação na Alemanha e na Hungria. A nova fábrica na Espanha ressalta seu compromisso com o avanço da mobilidade eletrônica e com os esforços de transição energética na Europa e no mercado global. (1 euro = US$ 1,05)

Sair da versão mobile