Xinhua – Diario de Pernambuco

A maior agência de notícias da China e um dos principais canais para conhecer o país

“Escala” de Lai Ching-te nos EUA é um movimento separatista, diz porta-voz

Pequim – A chamada “escala” de Lai Ching-te nos Estados Unidos era, na verdade, uma solicitação de apoio externo para buscar a “independência de Taiwan”, disse uma porta-voz da parte continental da China na quarta-feira.

Em uma entrevista coletiva, Zhu Fenglian, porta-voz do Departamento dos Assuntos de Taiwan do Conselho de Estado, expressou firme oposição a qualquer interação oficial entre os EUA e Taiwan, e qualquer “trânsito” de um líder de Taiwan para os EUA em qualquer nome ou sob qualquer pretexto.

Zhu disse que a posição separatista mantida pelas autoridades do Partido Progressista Democrata (PPD) de Taiwan representa uma grande ameaça às relações atuais através do Estreito.

Ela criticou as autoridades do PPD por conspirarem com elementos externos para frequentemente instigarem provocações separatistas e sequestrarem Taiwan em sua carruagem de “independência de Taiwan”.

Zhu pediu às autoridades do PPD que desistissem de qualquer ilusão de buscar uma “independência de Taiwan” apostando em elementos externos ou forças militares, e que cessassem suas ações separatistas.

“Somente retornando ao Consenso de 1992, que incorpora o princípio de Uma Só China, as relações através do Estreito podem voltar ao caminho certo de desenvolvimento pacífico e garantir um futuro seguro para o crescimento e as prosperidades de Taiwan”, frisou Zhu. 

Agência Xinhua

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Voltar ao topo