Ícone do site Xinhua – Diario de Pernambuco

Avião esportivo chinês AG50 faz primeiro voo da versão modificada

Beijing – Um AG50 modificado, o avião leve esportivo de nova geração da China, fez seu primeiro voo bem-sucedido na segunda-feira, informou a Aviation Industry Corporation of China (AVIC).

O avião AG50 mudou o voo em um aeroporto para Jingmen, Província de Hubei, no centro da China. O voo foi estável e todos os sistemas da aeronave tiveram um bom desempenho, disse a AVIC, principal fabricante de aeronaves do país.

Isso marcou a conclusão da modificação do AG50, bem como a entrada da comissão modificada em sua fase de teste de voo de validação de aeronavegabilidade, informada a AVIC.

O avião leve esportivo AG50, original de dois assentos, desenvolvido pelo Instituto de Pesquisa de Veículos Especiais da AVIC, concluiu o primeiro voo em agosto de 2020. Ele foi projetado para aeroclubes, empresas de aviação geral, escolas de treinamento e pilotos privados.

O projeto do avião AG50 modificado começou em fevereiro de 2023, após o feedback do mercado e a demanda do cliente, disse a AVIC.

Comparado com o AG50 original, a aeronave modificada tem um volume maior de tanque de combustível de asa e sua distância máxima de voo foi contínua de 650 para 1.200 milhas, disse Liu Chong, o chefe do projetista.

Sua empenagem e leme foram otimizados para melhorar o desempenho operacional, e luzes de navegação foram selecionadas às pontas das asas para aumentar a adaptabilidade ambiental, disse Liu.

O avião AG50 modificado é um novo membro da família de aeronaves gerais nacionais da China e desempenhará um papel em esportes aéreos, operações agrícolas e florestais, treinamento de voo, voos privados e muito mais, de acordo com a AVIC. 

Sair da versão mobile