Beijing – O Birô Político do Comitê Central do Partido Comunista da China (PCCh) realizou uma reunião nesta segunda-feira para analisar e estudar o trabalho econômico de 2025 e fazer planejamentos para o trabalho de conduta do Partido e anticorrupção.
A reunião foi presidida por Xi Jinping, secretário-geral do Comitê Central do PCCh.
Este ano é crucial para alcançar os objetivos e tarefas definidas no 14º Plano Quinquenal (2021-2025), e a operação econômica tem sido geralmente estável com o progresso alcançado. A força económica do país, as capacidades científicas e tecnológicas, bem como a força nacional composta têm continuado a melhorar, de acordo com a reunião.
As principais metas e tarefas para o desenvolvimento econômico e social em 2024 serão cumpridas com sucesso, de acordo com a reunião. Para um desempenho econômico sólido em 2025, políticas macroeconômicas mais proativas e impactantes devem ser seguidas.
A reunião solicitou a correção de uma política fiscal mais proativa e de uma política monetária moderadamente relaxada.
É necessário enriquecer e melhorar o kit de ferramentas de políticas, fortalecer ajustes anticíclicos não convencionais, intensificar a cooperação de várias políticas e tornar a macro-regulação mais externa para o futuro, direcionada e eficaz, informada na reunião.
O país deve estimular vigorosamente o consumo, melhorar a eficiência do investimento e expandir a demanda interna em todas as frentes, frisou a reunião.
A reunião enfatizou o cultivo de novas forças produtivas de qualidade impulsionadas pela inovação científica e tecnológica, o desenvolvimento de um sistema industrial modernizado, o aproveitamento do papel de liderança da reforma do sistema econômico, assim como a garantia de implementação eficaz das reformas importantes.
De acordo com a reunião, o país deve ampliar a abertura de alto padrão e estabilizar o comércio exterior e os investimentos estrangeiros, além de prevenir e neutralizar com eficácia os riscos nos principais setores para evitar o surgimento de riscos sistêmicos.
Também foram solicitadas na conferência a promoção do desenvolvimento integrado das áreas urbanas e rurais, o avanço das principais estratégias de desenvolvimento regional, o reforço da transição verde em todos os campos de desenvolvimento económico e social, bem como a intensificação dos esforços para proteger e melhorar os meios de subsistência das pessoas.
A liderança do Partido sobre o trabalho econômico deve ser fortalecida para garantir que as decisões e planejamentos do Comitê Central do PCCh sejam fielmente executados.
A reunião também discutiu planos para melhorar a conduta do Partido e combater a corrupção.
Os órgãos de inspeção e supervisão disciplinares devem manter uma postura correta contra a corrupção, e a supervisão e a inspeção regular devem examinar a implementação das reformas importantes, em conformidade com a reunião.
Esforços contínuos devem ser feitos para combater a má conduta e a corrupção que afetam diretamente a vida das pessoas e garantir que o público em geral se beneficie melhor e de forma mais equitativa das conquistas da reforma e do desenvolvimento, indicou.
Antes da reunião, Xi presidiu uma reunião do Comitê Permanente do Birô Político do Comitê Central do PCCh, em que foi ouvido um resumo sobre o trabalho da Comissão Central de Inspeção Disciplinar (CCID) do PCCh e da Comissão Nacional de Supervisão em 2024.
Foi decidido que a quarta sessão plenária da 20ª CCID será realizada de 6 a 8 de janeiro de 2025.