Ícone do site Xinhua – Diario de Pernambuco

China atualiza roteiro de desenvolvimento para captura de carbono

(230602) -- TAIZHOU, June 2, 2023 (Xinhua) -- A technician checks the carbon capture, utilization and storage facility before operation at the Taizhou coal-fired power plant of China Energy Investment Corporation (China Energy) in Taizhou, east China's Jiangsu Province, June 1, 2023. China Energy on Friday announced that it has put Asia's largest carbon capture, utilization and storage (CCUS) facility for the coal-fired power generation sector into operation in east China's Jiangsu Province. TO GO WITH "China launches Asia's largest carbon capture project for coal-fired power sector" (Photo by Tang Dehong/Xinhua)

Beijing – A China atualizou seu roteiro de desenvolvimento para a captura de carbono, informou o Diário de Ciência e Tecnologia nesta segunda-feira.

   Durante uma conferência sobre a tecnologia de captura, utilização e armazenamento de carbono (CCUS), realizada em Pequim de 7 a 8 de dezembro, o Centro Administrativo para a Agenda 21 da China revelou a versão mais recente do roteiro. Esta atualização segue as edições anteriores lançadas em 2011 e 2019.

   O roteiro declarou que a tecnologia de CCUS será crucial não apenas para o uso de energia fóssil em larga escala e de baixo carbono, mas também uma ferramenta importante para alcançar a meta de neutralidade de carbono.

   A tecnologia de CCUS foi definida pelo roteiro como o único método técnico que poderia atingir emissões líquidas zero no uso de energia fóssil, bem como uma solução técnica viável para alcançar reduções profundas de emissões na indústria de redução de emissões de carbono.

   Nos últimos anos, a tecnologia de CCUS da China fez progressos notáveis. De acordo com o roteiro, 126 projetos de CCUS estão sendo planejados para a operação no país, 77 a mais do que em 2020.

   A tecnologia tem sido utilizada tanto nas indústrias tradicionais, como energia elétrica, petróleo e gás, engenharia química e aço, quanto em segmentos específicos, incluindo vidro, impressão e tintura.

   Enquanto isso, a China ainda precisa promover o desenvolvimento técnico de CCUS em tecnologias-chave, como captura direta de ar, transporte por tubos e recuperação aprimorada de petróleo, observada o roteiro.

Sair da versão mobile