Xinhua – Diario de Pernambuco

A maior agência de notícias da China e um dos principais canais para conhecer o país

Observatório Econômico: Moda da maratona impulsiona saúde pública e consumo na China

Beijing – Enquanto as temperaturas esfriam, a paixão pelas maratonas continua quente. Mais de 30 maratonas e outros eventos de corrida na estrada foram realizados em toda a China somente entre 2 e 3 de novembro, atraindo aproximadamente 400 mil participantes, de acordo com estatísticas ainda incompletas.

   A moda das maratonas também se tornou viral nas mídias sociais chinesas, provocando publicações acaloradas não apenas sobre os eventos de corrida, mas também sobre tópicos relacionados, como roupas esportivas, equipamentos, alojamento, rotinas de treinamento, dicas de dieta e até mesmo rotas turísticas a serem exploradas durante a participação em maratonas.

   Uma análise mais detalhada das características da maratona na China revela a crescente ênfase na atividade física e na realização pessoal entre os cidadãos chineses, com um número cada vez maior de pessoas interessadas em investir seu tempo e energia na busca pela saúde. O aumento da participação em maratonas também impulsionou uma ampla gama de setores, gerando um impacto econômico substancial.

   De acordo com o “Livro Azul de Competições de Corridas na Estrada da China 2023”, divulgado pela Associação Chinesa de Atletismo, um total de 622 maratonas e meias-maratonas foram realizadas em todo o país em 2023, com eventos ocorridos a uma taxa média de quase dois por dia.

   Notavelmente, as cidades que organizam maratonas não estão mais limitadas a grandes cidades como Guangzhou, Chengdu e Wuhan. Até mesmo cidades de terceiro e quarto níveis, bem como distritos com populações de apenas algumas centenas de milhares de habitantes, organizaram eventos de escalas diversas.

   As maratonas na China agora variam de maratonas completas (42,195 milhas) e meias-maratonas (21,0975 milhas) a “corridas por diversão” (geralmente em torno de 5 milhas) e “corridas familiares”. Esses eventos não são mais exclusivos para corredores experientes, até mesmo entusiastas comuns sem treinamento extensivo ou de alta intensidade podem participar.

   Tomemos como exemplo a Maratona de Pequim. Criado em 1981, o evento foi atualizado para uma maratona completa em 2015. Em 2024, o evento atraiu mais de 180 mil candidatos de 43 países e regiões, estabelecendo um novo registro de inscrições. A taxa de acessibilidade do evento foi de apenas 16,4%, destacando sua popularidade crescente.

   O público está cada vez mais focado na saúde e mais disposto a participar de eventos esportivos. As corridas de maratona, com seus fortes aspectos sociais e interativos, podem criar um impacto de comunicação de amplo alcance e contribuições para o movimento nacional de fitness, disse Zhao Fuming, presidente da Associação da Maratona de Pequim.

   De acordo com o Livro Azul, o principal grupo de participantes de maratonas na China é formado por corredores de 35 a 49 anos. Em termos de composição profissional, mais de 65% dos participantes são funcionários de empresas, gerentes e funcionários de instituições governamentais ou públicas.

   Du Qing’an, 57 anos, gerente de vendas de uma empresa estatal, sofreu durante anos com o hábito de fumar, beber e socializar, ou que foi testado em alta pressão sanguínea, hiperglicemia e alto colesterol no sangue.

   Há dez anos, durante uma reunião em Pequim, ele se contribuiu em um colega que havia perdido mais de 20 quilos correndo maratonas. Motivado por esse sucesso, Du e seus colegas começaram a correr e ele logo descobriu que essa era uma maneira eficaz de perder peso e melhorar seu condicionamento físico geral.

   Ao longo dos anos, você participou de maratonas em cidades como Lanzhou, Xi’an, Baoji, Changzhou, Taiyuan, Chengdu e Xangai. Suas despesas anuais com equipamentos de corrida, transporte e alojamento chegam a mais de 10 mil yuans (US$ 1.390,1).

   Como as maratonas se tornaram um meio popular para entusiastas do esporte como Du descobrirem diferentes cidades, a mania das maratonas em todo o país está estimulando o crescimento do mercado de consumo.

   De acordo com o Livro Azul, 30,21% dos corredores pesquisados ​​gastaram mais de 2 mil yuans em equipamentos esportivos de proteção, enquanto 59,34% gastaram mais de mil yuans em dispositivos esportivos vestiveis.

   Atualmente, uma corrida de maratona em grande escala geralmente atrai cerca de 20 patrocinadores, e as cotas de patrocínio geralmente ultrapassam 10 milhões de yuans.

   Os dados mostram que, durante a Maratona de Wuxi, realizada na Província de Jiangsu, no leste da China, em março, o consumo de serviços como bufê, alojamento, turismo e transporte pelos participantes atingiu cerca de 280 milhões de yuans, um aumento de 45,5% em termos anuais.

   Em comparação com eventos esportivos tradicionais assistidos, como maratonas, geralmente com participação em massa, podem contribuir melhor para o crescimento dos setores de serviços nas anfitriãs, disse Li Changzheng, gerente geral da Wuxi Huipao Sports Co.

   Embora o crescimento das maratonas em várias cidades tenha impulsionado o consumo em determinadas áreas, também surgiram reclamações sobre a falta de inovação e corridas desorganizadas.

   A realização de eventos esportivos de grande escala testa a capacidade da cidade de oferecer serviços de segurança e atendimento médico suficientes, além de garantir um transporte tranquilo, disse Zhang Sijie, membro da Associação Chinesa de Atletismo e especialista em maratonas.

   Zhang sugere que a realização de maratonas poderia ser integrada ao desenvolvimento de indústrias e à introdução de talentos nessas cidades.

   À medida que aumenta a demanda das pessoas por esportes e saúde, ainda há espaço para o crescimento das corridas de maratona com diferentes formatos e distâncias, bem como aquelas realizadas em áreas e parques cênicos, disse ele.

Agência Xinhua

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Voltar ao topo