Xinhua – Diario de Pernambuco

A maior agência de notícias da China e um dos principais canais para conhecer o país

 Novo complexo da Assembleia Nacional de Camarões é testemunho da amizade sino-camaronesa vantajosa para ambos os lados

Por Arison Tamfu e Wang Ze

Iaundê – Em Iaundê, capital de Camarões, um prédio recém-construído do parlamento brilha de forma deslumbrante sob a luz do sol.

No sábado, a China transmitiu oficialmente as chaves do prédio ao presidente da Assembleia Nacional de Camarões, Cavaye Yeguie Djibril, em uma cerimônia com a presença de funcionários do governo e diplomatas, entre outros.

“Já ouvi dizer que este edifício é o maior, mais bonito e de conforto incomparável em toda a África”, disse Cavaye num discurso proferido na cerimônia.

Em sua opinião, o edifício é o presente mais precioso que a China deu ao povo camaronês.

“Este dia será coincidente, é histórico. Esse é um bom exemplo de uma amizade verdadeira. Como diz o ditado, um amigo em necessidade é um amigo de fato. Todo o povo camaronês, em unidade, graças (à China)”, disse Cavaye.

O tão esperado novo prédio permitirá que os parlamentares desempenhem suas funções legislativas e resolvam o desafio de congestionamento no atual prédio bicameral do parlamento, disse ele.

“A nova Assembleia Nacional consolida, assim, uma amizade que, por si só, já era muito sólida. A excelência das relações tem sido tal que, mesmo as sucessivas crises que abalaram Camarões nas últimas décadas, não foram capazes de abalar a base da Pelo contrário, em todos os momentos, a China esteve constantemente presente ao lado de Camarões, continuando incansavelmente o trabalho de construir uma cooperação sempre frutífera”, disse Cavaye.

Em 2017, o prédio do Parlamento de Camarões foi parcialmente destruído por um incêndio. “O incidente do incêndio impossibilitou o trabalho no edifício e tivemos que mudar para um inconveniente local”, disse Abba Alim, membro da Assembleia Nacional de Camarões, em entrevista à Xinhua.

Dois anos depois, Cavaye lançou as bases para um novo complexo parlamentar com o financiamento da China. (BUCG) iniciou a construção e as obras foram concluídas em cinco anos. A agora estrutura se destaca como um marco impressionante, com uma vista imponente dos edifícios modernos que estão surgindo no bairro Ngoa Ekele de Iaundê.

Amplamente conhecido como uma “joia arquitetônica”, o complexo de 15 andares inclui um hemiciclo com 400 lugares, um salão de celebração, um prédio de escritórios, um prédio de bombeiros, uma sala de equipamentos, um prédio de zeladoria e outras salas funcionais, bem como uma praça, vias, fontes, estacionamento externo, cercas e outras instalações auxiliares.

O edifício incorpora os motivos decorativos tradicionais de Camarões e, ao mesmo tempo, mostra uma habilidade excepcional da arquitetura chinesa.

“Diferentemente do nosso antigo ambiente, essa infraestrutura moderna foi projetada para promover a colaboração e o diálogo entre os membros do parlamento. Com bons escritórios e espaços adaptados para intercâmbios, cada membro do parlamento poderá trabalhar em um ambiente propício para consultas”, disse Lawson Tabot , membro da Assembleia Nacional, em uma entrevista publicada pela Assembleia Nacional.

“Seu projeto de inclusão levou em consideração as necessidades específicas de homens, mulheres e deficientes físicos, respeitando os diferentes segmentos da população, com instalações adaptadas, garantindo assim o conforto de todos”, disse Muyali Meboka, também membro da Assembleia Nacional.

Cui Jinping, gerente de projetos da BUCG para a construção do novo complexo da Assembleia Nacional, disse que as habilidades foram úteis e mais de 1.000 camaroneses foram empregados durante a construção do projeto. “Os trabalhadores chineses e camaroneses cooperaram para concluir as tarefas de construção do projeto juntos.”

“No período inicial da cooperação, eles seguiram o modelo de mestres liderando aprendizes, com um trabalhador chinês liderando quatro ou cinco trabalhadores locais. Depois de um período de treinamento, os trabalhadores locais treinados puderam basicamente concluir quase todo o trabalho de construção de forma independente “, disse Cui, o gerente de projeto.

Jean Atangana, um trabalhador da construção civil com cerca de 10 anos de experiência, descreveu o projeto de construção do Parlamento de Camarões o auge de sua carreira. “Admiro as habilidades extraordinárias de meus colegas chineses. É um grande respeito e uma grande honra construir meu país junto com eles”, disse ele.

Muitos outros edifícios icônicos em Iaundê também receberam a contribuição de construtores chineses.

Uma estrutura notável é o Complexo Esportivo Multiuso de Iaundê. Uma magnífica e imponente arena esportiva coberta, o complexo é carinhosamente chamado de “templo do esporte e da cultura”, pois recebe todos os tipos de eventos nacionais e internacionais.

Outro edifício notável é o Hospital Gineco-Obstétrico e Pediátrico de Iaundê, um projeto financiado pela China que foi inaugurado oficialmente em 2002. É a principal instituição médica do país dedicada à ginecologia, obstetrícia e pediatria.

Edward Adamu, membro da Assembleia Nacional, disse à Xinhua que os edifícios são um testemunho das relações sino-camaronesas vantajosas para ambos os lados.

“Tivemos muitas experiências amargas ao trabalhar com os países ocidentais, mas a cooperação Sul-Sul está mostrando que esse é o caminho por enquanto. É uma relação ganha-ganha, não mais você ganha e eu perco”, disse Adamu.

Agência Xinhua

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Voltar ao topo