Ícone do site Xinhua – Diario de Pernambuco

Setor manufatureiro da China registra expansão acelerada em novembro em meio ao apoio de políticas

(241130) -- CHANGSHA, Nov. 30, 2024 (Xinhua) -- This photo taken on Nov. 29, 2024 shows a smart welding robot at a local company in Chenzhou City, central China's Hunan Province. In recent years, central China's Hunan Province has continuously utilized its manufacturing strengths to develop its agricultural machinery industrial chains, accelerating its transformation from traditional agriculture to modern agriculture. (Xinhua/Wang Jingqiang)

Beijing – O setor manufatureiro da China registrou uma expansão acelerada em novembro graças ao apoio de políticas governamentais, revelou dados do Departamento Nacional de Estatísticas (DNE) no sábado.

   O índice de gerentes de compras (PMI) para o setor manufatureiro da China ficou em 50,3 em novembro, ante os 50,1 em outubro, de acordo com o DNE.

   Uma leitura acima de 50 indica expansão, enquanto uma leitura abaixo de 50 reflete contração.

   O setor manufatureiro da China teve uma expansão acelerada em novembro, pois uma série de políticas incrementais e as políticas existentes entrando em vigor gradualmente, de acordo com o estatístico do DNE, Zhao Qinghe.

   Tanto a oferta quanto a demanda no setor manufatureiro registraram recuperação em novembro, com os subíndices de produção e novos pedidos subindo para 52,4 e 50,8, respectivamente, disse Zhao.

   Notavelmente, as indústrias de equipamentos gerais e automotivos relatam rápida expansão, com seus subíndices de produção e novos pedidos acima de 54.

   Os dados do DNE também mostraram que setores-chave, como produção de alta tecnologia e bens de consumo, bem como fabricação de equipamentos, apoiaram a ter um desempenho estável e positivo.

   O sentimento do mercado continua a melhorar em novembro, com o índice de expectativa de negócios subindo para 54,7, refletindo uma confiança crescente entre os fabricantes.

   Os dados de sábado também mostraram que o PMI não fabricante ficou em 50 em novembro, abaixo dos 50,2 em outubro, e o PMI geral foi de 50,8, inalterado em relação a outubro.

   O índice de expectativa de negócios para o setor de serviços caiu em um nível alto de 57,3 em novembro, enquanto o setor de construção subiu para 55,6, trouxe melhora do sentimento do mercado em ambos os setores, de acordo com o DNE.

   Desde setembro, vários departamentos governamentais introduziram políticas incrementais específicas voltadas para o crescimento econômico.

   Essas medidas se concentraram em cinco áreas principais: aprimoramento do ajuste anticíclico macroeconômico, expansão da demanda doméstica efetiva, aumento do apoio às empresas, estabilização do mercado imobiliário e estímulo ao mercado de capitais.

   À medida que os benefícios do pacote de políticas incrementais e das políticas industriais existentes se desdobram, houve um impulso na vitalidade econômica, estruturas otimizadas e confiança empresarial, disse Wen Tao, analista do Centro de Informações de Logística da China.

   No geral, as mudanças positivas continuaram a se acumular e a atual recuperação econômica da China foi consolidada ainda mais, disse Wen.

Sair da versão mobile