Beijing – O setor manufatureiro da China registrou uma expansão acelerada em novembro graças ao apoio de políticas governamentais, revelou dados do Departamento Nacional de Estatísticas (DNE) no sábado.
O índice de gerentes de compras (PMI) para o setor manufatureiro da China ficou em 50,3 em novembro, ante os 50,1 em outubro, de acordo com o DNE.
Uma leitura acima de 50 indica expansão, enquanto uma leitura abaixo de 50 reflete contração.
O setor manufatureiro da China teve uma expansão acelerada em novembro, pois uma série de políticas incrementais e as políticas existentes entrando em vigor gradualmente, de acordo com o estatístico do DNE, Zhao Qinghe.
Tanto a oferta quanto a demanda no setor manufatureiro registraram recuperação em novembro, com os subíndices de produção e novos pedidos subindo para 52,4 e 50,8, respectivamente, disse Zhao.
Notavelmente, as indústrias de equipamentos gerais e automotivos relatam rápida expansão, com seus subíndices de produção e novos pedidos acima de 54.
Os dados do DNE também mostraram que setores-chave, como produção de alta tecnologia e bens de consumo, bem como fabricação de equipamentos, apoiaram a ter um desempenho estável e positivo.
O sentimento do mercado continua a melhorar em novembro, com o índice de expectativa de negócios subindo para 54,7, refletindo uma confiança crescente entre os fabricantes.
Os dados de sábado também mostraram que o PMI não fabricante ficou em 50 em novembro, abaixo dos 50,2 em outubro, e o PMI geral foi de 50,8, inalterado em relação a outubro.
O índice de expectativa de negócios para o setor de serviços caiu em um nível alto de 57,3 em novembro, enquanto o setor de construção subiu para 55,6, trouxe melhora do sentimento do mercado em ambos os setores, de acordo com o DNE.
Desde setembro, vários departamentos governamentais introduziram políticas incrementais específicas voltadas para o crescimento econômico.
Essas medidas se concentraram em cinco áreas principais: aprimoramento do ajuste anticíclico macroeconômico, expansão da demanda doméstica efetiva, aumento do apoio às empresas, estabilização do mercado imobiliário e estímulo ao mercado de capitais.
À medida que os benefícios do pacote de políticas incrementais e das políticas industriais existentes se desdobram, houve um impulso na vitalidade econômica, estruturas otimizadas e confiança empresarial, disse Wen Tao, analista do Centro de Informações de Logística da China.
No geral, as mudanças positivas continuaram a se acumular e a atual recuperação econômica da China foi consolidada ainda mais, disse Wen.