Ícone do site Xinhua – Diario de Pernambuco

China e Interpol prometem fortalecer a cooperação na aplicação da lei

(241128) -- LYON (FRANCE), Nov. 28, 2024 (Xinhua) -- Chinese State Councilor and Minister of Public Security Wang Xiaohong (6th L) meets with International Criminal Police Organization (Interpol) President Ahmed Nasser Al-Raisi (6th R) in Lyon, France, on Nov. 28, 2024. (Xinhua/Gao Jing)

Lyon, França – O conselheiro de Estado e ministro da Segurança Pública da China, Wang Xiaohong, reuniu-se com o presidente da Organização Internacional de Polícia Criminal (Interpol), Ahmed Nasser Al-Raisi, em Lyon , na quinta-feira, e ambos os lados prometeram aprimorar a cooperação na aplicação da lei.

   Endossando o apoio da China à liderança da Interpol na estrutura multilateral de aplicação da lei, Wang disse que a China está disposta a manter uma comunicação estratégica com a Interpol, mapear conjuntamente um plano de colaboração, aprofundar a cooperação prática em áreas como o combate à golpes na rede de telecomunicações e jogos de azar transfronteiriços, combate ao terrorismo, repatriação de fugitivos e recuperação de ativos, além de aprimorar a cooperação na capacitação e treinamento de aplicação da lei.

   Wang pediu que ambos os lados forjem uma cooperação bilateral mais estratégica, pragmática, orientadara e universalmente benéfica, de modo a injetar um impulso mais forte na implementação da Iniciativa de Segurança Global e na promoção da governança de segurança pública global.

   Expressando gratidão pelo apoio de longos dados da China, Al-Raisi afirmou o firme compromisso da Interpol com o princípio de Uma Só China. Ele disse que a Interpol está pronta para fortalecer a colaboração prática com a China na aplicação da lei e segurança, e trabalhar em conjunto para garantir o sucesso da 94ª Geral da Interpol, a ser realizada em Hong Kong em 2026.

   Durante a reunião, Wang e o secretário-geral da Interpol, Valdecy Urquiza, revisaram documentos de cooperação.

   Enquanto esteve na França, Wang também se reuniu com o ministro do Interior francês, Bruno Retailleau.

Sair da versão mobile