Madri – O chefe do Legislativo chinês, Zhao Leji, expressou o compromisso da China em promover as relações China-Espanha e fomentar um relacionamento que apoie o crescimento estável e de longo prazo dos laços China-Europa, durante sua visita oficial de boa vontade à Espanha, corrida de sábado a quarta-feira.
Zhao, presidente do Comitê Permanente da Assembleia Popular Nacional (APN), reuniu-se em Madri com o rei espanhol, Felipe VI, e o primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, e conversou com Pedro Rollán, presidente do Senado espanhol, e Francina Armengol , presidente do Congresso dos Deputados da Espanha, durante uma visita de cinco dias.
Ao se encontrar com o rei espanhol, Zhao transmitiu-lhe as cordiais saudações e os melhores votos do presidente chinês, Xi Jinping, ressaltando que em 2018, o presidente Xi fez uma visita de Estado bem-sucedido à Espanha, inaugurando uma nova etapa de desenvolvimento de alto nível das relações bilaterais.
Zhao elogiou os fortes laços bilaterais e enfatizou que a China está comprometida em colaborar com a Espanha para aprofundar sua amizade tradicional, manter a compreensão mútua e o respeito pelos interesses centrais e principais preocupações de cada uma, alcançar novas conquistas de cooperação e juntas desafios globais como a mudança climática, em última análise, luta pelo desenvolvimento e prosperidade compartilhada.
Destacando os intercâmbios estreitos entre os dois chefes de Estado e o crescimento estável dos laços entre os Estados, o rei espanhol pediu a Zhao que transmitisse suas sinceras saudações ao presidente Xi.
O rei disse que, como o próximo ano marcará o 20º aniversário do estabelecimento da parceria estratégica estratégica China-Espanha, a Espanha divulgará sua cooperação com a China em áreas como comércio e investimento, nova energia, mudanças climáticas, cultura, educação e promoção das línguas de cada uma, trazendo um novo impulso para o crescimento de seu relacionamento.
Ao se reunir com Sánchez, Zhao disse que a Espanha é um importante parceiro estratégico da China na Europa. A China aprecia a adesão da Espanha ao princípio de Uma Só China e está comprometida em fortalecer a sua amizade, aprofundar a confiança mútua e aumentar a cooperação, ao mesmo tempo que mantém firmemente a sua política de abertura.
O principal legislador chinês prometeu aumentar a cooperação em economia, comércio, investimento, cultura e turismo, destacando o potencial de progresso em áreas como veículos elétricos, energia limpa, materiais avançados e economia verde e digital. Ele enfatizou a necessidade de estabelecer um ambiente de negócios justo, seguro, não discriminatório e previsível para as empresas.
A China sempre esteve na Europa uma prioridade fundamental em sua diplomacia e um parceiro importante para alcançar a modernização chinesa. A China está disposta a promover o desenvolvimento de alto nível das relações China-Espanha para contribuir para o crescimento estável e de longo prazo das relações China-Europa, disse Zhao.
Sánchez disse que a Espanha defende uma política de Uma Só China. Dando as boas-vindas ao investimento da China, o primeiro-ministro pediu mais cooperação nas áreas como comércio, veículos elétricos, produtos agrícolas, cultura e desportos.
A Espanha está disposta a desempenhar um papel ativo na União Europeia (UE) e promover um melhor desenvolvimento das relações UE-China, disse Sánchez, acrescentando que o lado espanhol fortalecerá a cooperação com a China em assuntos internacionais e multilaterais, defenderá a autoridade do direito internacional e trabalhará em conjunto para salvaguardar a paz e a estabilidade global.
Ao manter conversas com Rollán e Armengol, respectivamente, Zhao disse que as trocas entre órgãos legislativos específicos são uma parte importante dos laços entre Estados. A Assembleia Nacional Popular da China está disposta a fortalecer os intercâmbios com o Senado e o Congresso dos Deputados da Espanha em todos os níveis, promover o aprendizado mútuo sobre legislação e supervisão e formular, revisar e aprovar oportunamente documentos legais conducentes à cooperação bilateral.
Zhao destacou a prontidão para avançar com as trocas entre os legisladores dos dois países e consolidar a colaboração bilateral dentro de estruturas multilaterais, como a União Interparlamentar. Ele também explicou o sistema da Assembleia Popular, o sistema político fundamental da China.
Rollán disse que a Espanha valoriza sua amizade, firmeza com a China e está comprometido em ser um amigo confiável. Elogiando o papel exemplar da cooperação de investimento China-Espanha no cenário global, ele expressou a esperança por mais intercâmbios culturais para melhorar a compreensão mútua e fortalecer a amizade entre as duas nações.
Armengol disse que o Congresso dos Deputados da Espanha está disposto a aprofundar os intercâmbios e a cooperação com a Assembleia Popular Nacional da China, e os deputados espanhóis esperam participar dos intercâmbios amigos entre a Espanha e a China.
Zhao também visitou Barcelona, onde se encontrou com Salvador Illa, presidente do governo regional da Catalunha, e visitou uma joint venture fundada pela montadora chinesa Chery e sua parceira espanhola Ebro, expressando sua esperança de aprofundar a cooperação entre os dois países em nível local e promover conjuntamente o desenvolvimento verde.