Pequim – O presidente chinês, Xi Jinping, reuniu-se com a primeira-ministra de Samoa, Fiame Naomi Mata’afa, em Pequim, na terça-feira, dizendo que a China está disposta a fazer do empoderamento dos países insulares do Pacífico para abordar as mudanças climáticas uma prioridade em sua cooperação com esses países.
A China trabalhará com os países insulares do Pacífico para promover a implementação plena e eficaz da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança Climática e seu Acordo de Paris, honrar o princípio de responsabilidades comuns mas diferenciadas, defender a equidade, a justiça e os interesses comuns do Sul Global e construir uma comunidade com um futuro compartilhado para a humanidade, disse Xi a Mata’afa.
Observando que Samoa foi um dos primeiros países insulares do Pacífico a estabelecer laços diplomáticos com a República Popular da China, há quase cinco décadas, Xi disse que os dois países mantiveram a amizade tradicional, o respeito mútuo, o tratamento igualitário e a cooperação de benefício mútuo .
Ele disse que a China apoia Samoa na salvaguarda de sua soberania e independência e na exploração de um caminho de desenvolvimento adequado às suas condições nacionais.
A China continuará a fornecer assistência a Samoa em seu desenvolvimento econômico e social e aproveitará o potencial de economia, comércio, investimento, agricultura e pesca para alcançar o desenvolvimento comum, disse Xi.
Xi enfatizou que a China não impõe condições políticas à sua assistência aos países insulares do Pacífico, e a política da China em relação aos países insulares do Pacífico é aberta e inclusiva, sem visar terceiros nem se envolve em competição geopolítica ou esferas de influência.
Mata’afa disse que Samoa espera aprender com a experiência da China na realização da modernização, especialmente na redução da pobreza e no desenvolvimento verde.
Agradecendo à China sua valiosa assistência de longos dados para Samoa, Mata’afa disse que Samoa adere firmemente ao princípio de Uma Só China e apoia a Iniciativa de Desenvolvimento Global, a Iniciativa de Segurança Global e a Iniciativa de Civilização Global propostas pelo presidente Xi.
Samoa considera a China um importante parceiro estratégico e aproveite a oportunidade do 50º aniversário dos laços diplomáticos no próximo ano para promover ainda mais as relações bilaterais, disse Mata’afa.