Ícone do site Xinhua – Diario de Pernambuco

IA impulsiona o desenvolvimento digital das indústrias globais

(241120) -- BEIJING, Nov. 20, 2024 (Xinhua) -- People visit the Light of Internet Expo in Wuzhen, east China's Zhejiang Province, Nov. 19, 2024. The Light of Internet Expo kicked off on Tuesday during the 2024 World Internet Conference (WIC) Wuzhen Summit in the water-town of Wuzhen, showcasing the latest technological achievements, especially those made in the artificial intelligence (AI) area. (Xinhua/Cai Xiangxin)

Hangzhou – A China abriga quase 10.000 empresas e fábricas inteligentes em todo o país, de acordo com um relatório divulgado pela Academia Chinesa de Estudos do Ciberespaço, na quinta-feira, destacando o papel transformador da inteligência artificial ( IA) na condução da digitalização da indústria.

   Entre essas 10.000 empresas e fábricas, 421 foram concebidas como indústria de demonstração de produção inteligente em nível nacional, 90% das quais aplicam tecnologias como IA e duas digitais, disse o Relatório de Desenvolvimento da Internet da China 2024, que foi lançado durante a Cúpula Wuzhen da Conferência Mundial da Internet (WIC, em inglês) de 2024, realizada na antiga vila aquática de Wuzhen, na Província de Zhejiang, leste da China.

   O relatório analisa os desenvolvimentos, conquistas e tendências futuras da China em infraestrutura de informação, economia digital, segurança cibernética e governança do ciberespaço ampliada na legislação.

   O relatório também demonstrou que, até o final de 2023, o número de patentes válidas de invenção de IA na China atingiu 378.000, representando um crescimento ano a ano de mais de 40% — 1,4 vez a taxa média global de crescimento.

   De 2014 a 2023, a China registrou mais de 38.000 pedidos de patentes de IA generativa, ocupando o primeiro lugar globalmente. Os aplicativos de IA generativa entraram em uma fase de rápido crescimento, com mais de 100 modelos em grande escala com mais de 1 bilhão de sessões na China até março de 2024.

   A IA continua a expandir suas aplicações em todos os setores, com grandes modelos específicos do setor capacitando áreas como eletrônica, saúde e transporte. Isso levou ao desenvolvimento de centenas de modelos de aplicativos, impulsionando a transformação digital e atualizando as indústrias tradicionais.

   Por exemplo, o grupo Alibaba está empenhado em abrir o código de suas aplicações de larga escala. Até o momento, mais de 100 modelos de código abertos estão disponíveis no Qwen, o modelo de linguagem proprietário do Alibaba Cloud, com downloads cumulativos superiores a 40 milhões, disse Wu Yongming, CEO do Alibaba Group, na cúpula.

   Até o final de setembro, mais de 8 milhões de desenvolvedores estavam envolvidos no desenvolvimento e aplicação de modelos na comunidade de códigos abertos de IA do Alibaba “ModelScope”. Tornar esses modelos em código aberto tem reduzido significativamente as barreiras para o desenvolvimento e adoção de IA em vários setores, acelerando a implementação da IA ​​em diversos cenários, disse Wu.

   Da mesma forma, o ERNIE Agent, desenvolvido pela Baidu, tem avançado significativamente e impulsionou aplicativos generalizados em vários setores, o que atraiu mais de 800.000 desenvolvedores e 150.000 empresas, de acordo com Wang Haifeng, CTO da Baidu.

   “Por exemplo, colaboramos com o acadêmico Zhu Youyong, da Academia Chinesa de Engenharia, e sua equipe para desenvolver o ‘Agente Acadêmico Agricultor’ com base no modelo de fundação ERNIE”, disse Wang, que acrescentou que ele integra a pesquisa e o conhecimento agrícola de Zhu para fornecer aos agricultores assistência em tempo real em questões como técnicas de plantio e controle de práticas.

   De acordo com dados da empresa de pesquisa de mercado International Data Corporation, o tamanho do mercado para plataformas de grande modelo da China e aplicativos relacionados atingiu 1,77 bilhão de yuans (cerca de US$ 243,8 milhões) em 2023.

   Também divulgado na cúpula, o Relatório Mundial de Desenvolvimento da Internet 2024 disse que as perspectivas promissoras para as indústrias futuras impulsionadas pela IA levaram a um investimento significativo do círculo industrial em pesquisa de IA.

   Em 2023, o círculo industrial produziu 51 modelos de aprendizagem de máquina proeminentes, em comparação com apenas 15 produzidos pelo círculo acadêmico. O acesso limitado ao financiamento, dados e recursos computacionais na academia tem causado uma migração de talentos para a indústria, solidificando ainda mais seu domínio na pesquisa e desenvolvimento de IA.

   Os dois relatórios indicados acima foram divulgados desde 2017 por oito anos consecutivos como resultados do WIC.

   Com o tema “Abraçando um Futuro Digital Centrado nas Pessoas e na IA para o bem – Construindo uma Comunidade com um Futuro Compartilhado no Ciberespaço”, a cúpula começou na quarta-feira e está programada para terminar na sexta-feira.

Sair da versão mobile