Xinhua – Diario de Pernambuco

A maior agência de notícias da China e um dos principais canais para conhecer o país

IA impulsiona o desenvolvimento digital das indústrias globais

Hangzhou – A China abriga quase 10.000 empresas e fábricas inteligentes em todo o país, de acordo com um relatório divulgado pela Academia Chinesa de Estudos do Ciberespaço, na quinta-feira, destacando o papel transformador da inteligência artificial ( IA) na condução da digitalização da indústria.

   Entre essas 10.000 empresas e fábricas, 421 foram concebidas como indústria de demonstração de produção inteligente em nível nacional, 90% das quais aplicam tecnologias como IA e duas digitais, disse o Relatório de Desenvolvimento da Internet da China 2024, que foi lançado durante a Cúpula Wuzhen da Conferência Mundial da Internet (WIC, em inglês) de 2024, realizada na antiga vila aquática de Wuzhen, na Província de Zhejiang, leste da China.

   O relatório analisa os desenvolvimentos, conquistas e tendências futuras da China em infraestrutura de informação, economia digital, segurança cibernética e governança do ciberespaço ampliada na legislação.

   O relatório também demonstrou que, até o final de 2023, o número de patentes válidas de invenção de IA na China atingiu 378.000, representando um crescimento ano a ano de mais de 40% — 1,4 vez a taxa média global de crescimento.

   De 2014 a 2023, a China registrou mais de 38.000 pedidos de patentes de IA generativa, ocupando o primeiro lugar globalmente. Os aplicativos de IA generativa entraram em uma fase de rápido crescimento, com mais de 100 modelos em grande escala com mais de 1 bilhão de sessões na China até março de 2024.

   A IA continua a expandir suas aplicações em todos os setores, com grandes modelos específicos do setor capacitando áreas como eletrônica, saúde e transporte. Isso levou ao desenvolvimento de centenas de modelos de aplicativos, impulsionando a transformação digital e atualizando as indústrias tradicionais.

   Por exemplo, o grupo Alibaba está empenhado em abrir o código de suas aplicações de larga escala. Até o momento, mais de 100 modelos de código abertos estão disponíveis no Qwen, o modelo de linguagem proprietário do Alibaba Cloud, com downloads cumulativos superiores a 40 milhões, disse Wu Yongming, CEO do Alibaba Group, na cúpula.

   Até o final de setembro, mais de 8 milhões de desenvolvedores estavam envolvidos no desenvolvimento e aplicação de modelos na comunidade de códigos abertos de IA do Alibaba “ModelScope”. Tornar esses modelos em código aberto tem reduzido significativamente as barreiras para o desenvolvimento e adoção de IA em vários setores, acelerando a implementação da IA ​​em diversos cenários, disse Wu.

   Da mesma forma, o ERNIE Agent, desenvolvido pela Baidu, tem avançado significativamente e impulsionou aplicativos generalizados em vários setores, o que atraiu mais de 800.000 desenvolvedores e 150.000 empresas, de acordo com Wang Haifeng, CTO da Baidu.

   “Por exemplo, colaboramos com o acadêmico Zhu Youyong, da Academia Chinesa de Engenharia, e sua equipe para desenvolver o ‘Agente Acadêmico Agricultor’ com base no modelo de fundação ERNIE”, disse Wang, que acrescentou que ele integra a pesquisa e o conhecimento agrícola de Zhu para fornecer aos agricultores assistência em tempo real em questões como técnicas de plantio e controle de práticas.

   De acordo com dados da empresa de pesquisa de mercado International Data Corporation, o tamanho do mercado para plataformas de grande modelo da China e aplicativos relacionados atingiu 1,77 bilhão de yuans (cerca de US$ 243,8 milhões) em 2023.

   Também divulgado na cúpula, o Relatório Mundial de Desenvolvimento da Internet 2024 disse que as perspectivas promissoras para as indústrias futuras impulsionadas pela IA levaram a um investimento significativo do círculo industrial em pesquisa de IA.

   Em 2023, o círculo industrial produziu 51 modelos de aprendizagem de máquina proeminentes, em comparação com apenas 15 produzidos pelo círculo acadêmico. O acesso limitado ao financiamento, dados e recursos computacionais na academia tem causado uma migração de talentos para a indústria, solidificando ainda mais seu domínio na pesquisa e desenvolvimento de IA.

   Os dois relatórios indicados acima foram divulgados desde 2017 por oito anos consecutivos como resultados do WIC.

   Com o tema “Abraçando um Futuro Digital Centrado nas Pessoas e na IA para o bem – Construindo uma Comunidade com um Futuro Compartilhado no Ciberespaço”, a cúpula começou na quarta-feira e está programada para terminar na sexta-feira.

Agência Xinhua

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Voltar ao topo