Ícone do site Xinhua – Diario de Pernambuco

Vice-premiê chinês pede esforços conjuntos globais para construir futuro digital

Hangzhou – O vice-primeiro-ministro chinês, Ding Xuexiang, enfatizou a necessidade de uma comunidade internacional lidar conjuntamente com problemas como o fosso digital e uma grave situação de segurança cibernética, e construir um futuro digital melhor.

Ding, também membro do Comitê Permanente do Birô Político do Comitê Central do Partido Comunista da China, fez as observações em seu discurso na quarta-feira ao participar da cerimônia de abertura da Cúpula Wuzhen da Conferência Mundial da Internet (WIC, em inglês) 2024 .

A China tem partilhado oportunidades de modernização com países ao redor do mundo e injetado um forte impulso na modernização global, disse Ding.

Ele também revelou que os avanços tecnológicos em relação à internet, big data, computação em nuvem, inteligência artificial (IA) e blockchain estão surgindo continuamente, fortalecendo o desenvolvimento econômico e social.

No entanto, o fosso digital continua a aumentar e a situação da segurança cibernética se tornou mais grave, disse Ding, acrescentando que a comunidade internacional precisa mais do que nunca de promover conjuntamente uma comunidade com um futuro partilhado no ciberespaço.

Ding fez uma série de propostas no evento: melhorar a governança global e defender o verdadeiro multilateralismo no ciberespaço; promover a cooperação em IA, big data, blockchain e outros domínios, e fortalecer os esforços colaborativos em pesquisa básica e tecnologias de ponta; promover o compartilhamento de conquistas de desenvolvimento da internet em todo o mundo e ajudar os países em desenvolvimento a promover sua informatização; e aumentar a eficácia e a cooperação na segurança do ciberespaço.

Líderes seniores de Honduras, Zâmbia e Vietnã também fizeram discursos na abertura de abertura, que contam com a presença de mais de 1.800 pessoas, incluindo representantes de funcionários de governos nacionais e estrangeiros, organizações internacionais relevantes, empresas de internet, bem como especialistas e acadêmicos .

Após a abertura de abertura, Ding visitou uma exposição temática da internet e um museu de ciência e tecnologia da internet mundial em Wuzhen, e interagiu com os participantes da exposição.

A Cúpula Wuzhen do WIC 2024 começou na manhã de quarta-feira em Wuzhen, na Província de Zhejiang, leste da China. A Cúpula está programada para encerrar na sexta-feira.

Sair da versão mobile