Ícone do site Xinhua – Diario de Pernambuco

Enfoque: Cúpula Wuzhen da Conferência Mundial da Internet visa futuro digital centrado nas pessoas

(241120) -- TONGXIANG, Nov. 20, 2024 (Xinhua) -- This photo taken in Wuzhen, east China's Zhejiang Province, shows Li Junhua, UN under-secretary-general for economic and social affairs, addressing the opening ceremony of the 2024 World Internet Conference (WIC) Wuzhen Summit via video link on Nov. 20, 2024. The 2024 WIC Wuzhen Summit kicked off on Wednesday morning in the ancient water town of Wuzhen in east China's Zhejiang Province. (Xinhua/Li He)

Hangzhou – A Cúpula de Wuzhen da Conferência Mundial da Internet (WIC, em inglês) 2024 começou na manhã desta quarta-feira na antiga cidade aquática de Wuzhen, na Província de Zhejiang, leste da China, destacando os esforços para construir um futuro digital centrado nas pessoas e na inteligência artificial (IA) para o bem.

   A edição de 2024, com o tema “Abraçando um futuro digital centrado nas pessoas e na IA para o bem – Construindo uma comunidade com um futuro compartilhado no ciberespaço”, inclui 24 subfóruns sobre tópicos como Iniciativa de Desenvolvimento Global, economia digital e governança de tecnologia de IA, juntamente com uma série de atividades.

   “A IA está transformando vidas em um ritmo inimaginável”, disse Li Junhua, subsecretário-geral da ONU para assuntos econômicos e sociais, por meio de videoconferência na abertura de abertura. “Só podemos aproveitar o incrível potencial da IA ​​se o fizermos por meio de uma abordagem centrada nas pessoas e promovermos o diálogo para entender as necessidades e perspectivas globais.”

   Nii Narku Quaynor, presidente do Gana Dot Com, disse que a África enfrenta a tarefa de como introduzir uma IA e como garantir a participação no seu desenvolvimento e uso.

   As comunidades regionais do ciberespaço e as instituições técnicas em toda a África estão coordenando esforços para trazer uma melhor infraestrutura de conectividade para uma região, disse ele ao falar no fórum principal na tarde de quarta-feira.

   O fórum principal da cúpula deste ano ressaltou as prioridades duplas de promover a inovação em IA e promover um futuro digital centrado nas pessoas. O evento reuniu mais de 1.800 participantes, incluindo representantes de organizações internacionais, agências governamentais, empresas líderes de internet, bem como especialistas, acadêmicos e profissionais de mídia.

   Os participantes pediram o avanço da inovação em IA, big data, computação em nuvem e blockchain, enquanto aceleraram a conversão de conquistas científicas em aplicações práticas.

   No futuro, o sistema de saúde inteligente permitirá diagnósticos precisos e acesso universal aos melhores serviços médicos, a educação inteligente fornecerá tutores digitais personalizados para cada aluno, os robôs de cuidados melhorarão o bem-estar dos idosos e a direção autônoma redefinirá as viagens, disse Zhou Hongyi, fundador do Grupo 360.

   “Estamos vivendo uma revolução tecnológica histórica, e sinto-me profundamente orgulhoso de testemunhar e contribuir para essa era transformadora”, disse Zhou.

   Muitos palestrantes chegaram a um consenso no fórum principal para promover o desenvolvimento da inteligência artificial com o objetivo de melhorar o bem-estar humano. Esse esforço deve priorizar a segurança social, o respeito pelos direitos humanos, os valores globais compartilhados e uma abordagem ética e centrada nas pessoas para a IA.

   Teo Nie Ching, vice-ministro de Comunicações da Malásia, disse que a Malásia está acelerando a implantação de redes 5G. Por meio da tecnologia digital, visa alcançar uma alocação de recursos mais eficiente, reduzir a exclusão digital e trazer maiores benefícios para mais males.

   “A IA oferece à humanidade a oportunidade de construir um futuro melhor. Como aproveitar esta oportunidade e garantir que a tecnologia contribua genuinamente para melhorar a saúde e a longevidade, erradicar a pobreza e a fome, lidar com o desperdício e a poluição e resolver conflitos e disputas tornaram-se -se um desafio compartilhado para toda a humanidade”, disse Chen Tianshi, fundador e CEO da Cambricon.

   O fórum principal também incluiu uma cerimônia de premiação em homenagem aos 18 Líderes Jovens Globais do WIC 2024. Estabelecido em 2023, o Programa Global de Liderança Juvenil da WIC identifica jovens talentos de destaque no campo da internet em todo o mundo e realiza várias atividades enfatizando o avanço e governança do setor.

   Após a cerimônia de estreia, a cúpula testemunhou as cerimônias de lançamento do programa de cooperação do think tank e da Academia Digital da WIC.

   A Academia Digital da WIC destina-se a treinar profissionais com perspectivas globais, bem como pensamento e habilidades digitais, especialmente para países em desenvolvimento. Ao facilitar o fluxo global de conhecimento e tecnologia, o instituto busca reduzir a exclusão digital e garantir que os benefícios do desenvolvimento da internet cheguem a mais nações e pessoas.

   A Cúpula de Wuzhen da WIC deste ano está programada para encerrar na sexta-feira.

Sair da versão mobile