Beijing – Sementes de oliveira que passaram por experimentos de mutação espacial a bordo da nave espacial tripulada Shenzhou-14 em 2022 germinaram recentemente na cidade de Longnan, na Província de Gansu, noroeste da China, de acordo com a emissora estatal Televisão Central da China.
Os pesquisadores planejam transplantar as mudas de oliveira de 315 gramas de sementes ao ar livre em 2026 para ajudar-las a se aclimatar gradualmente ao ambiente natural.
Os experimentos de mutação espacial envolvem a exposição de sementes ou tecidos de plantas a fatores ambientais extraterrestres, como microgravidade, altos níveis de radiação e variações extremas de temperatura, para induzir mutações genéticas.
Por meio dos experimentos, os pesquisadores esperam estudar germoplasma de azeitona de alta qualidade com características desejáveis, como alto rendimento, qualidade superior, maturidade precoce e forte resistência a doenças.
Longnan é uma renomada “zona dourada” para o cultivo de azeitona. Até o final de 2023, a região havia cultivado mais de 1,04 milhão de mu (69.333 hectares) de oliveiras, produzindo 54 milhões de toneladas de azeitonas frescas, com um valor total de produção de cerca de 4 bilhões de yuans (US$ 556 milhões).