Xinhua – Diario de Pernambuco

A maior agência de notícias da China e um dos principais canais para conhecer o país

A economia da China deve manter a recuperação em novembro e dezembro, diz órgão de planejamento econômico

Pequim – Espera-se que a economia da China mantenha seu ímpeto de recuperação em novembro e dezembro graças à eficácia do conjunto de ferramentas de políticas do país, disse nesta terça-feira a Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma (CNDR).

A comissão, o mais alto órgão de planejamento econômico do país, está trabalhando com outras partes para realizar uma meta de crescimento para o ano inteiro, disse a porta-voz do CNDR, Li Chao, em uma coletiva de imprensa.

Vários indicadores econômicos mostraram um aumento da confiança e das expectativas do mercado entre as entidades empresariais desde setembro, com um aumento na disposição das empresas para investir e produzir, segundo Li.

Dados do Departamento Nacional de Estatísticas mostraram que, apesar dos desafios internos e externos, o PIB da China cresceu 4,8% na comparação anual nos três primeiros trimestres de 2024. A meta de crescimento econômico anual deste ano é de cerca de 5%.

Quanto a 2025, Li disse que a economia da China manterá vastas condições desenvolvidas e fatores de apoio, com um enorme potencial de mercado ainda a ser liberado.

Por exemplo, a taxa geral de urbanização ainda tem muito espaço para melhorias, o que atenderá à demanda dos consumidores. Novos modelos de negócios relacionados aos setores ecológicos e digitais, bem como serviços de cuidados com idosos e crianças, continuarão a gerar uma demanda robusta, disse Li.

Com espaço adequado para políticas, a China tem aprimorado constantemente seu conjunto de ferramentas de políticas, incluindo regulação direcionada e ajustes anticíclicos, e melhorado a consistência de suas políticas macroeconômicas. Esses esforços apoiarão eficazmente o desenvolvimento estável e saudável da economia, segundo a porta-voz.

“A tendência básica de recuperação econômica e crescimento de longo prazo permanece inalterada, e temos plena confiança nisso”, assinalou Li.

Agência Xinhua

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Voltar ao topo