Ícone do site Xinhua – Diario de Pernambuco

Tripulação da Shenzhou-19 da China recebe entrega da Terra

(241116) -- BEIJING, Nov. 16, 2024 (Xinhua) -- This image captured at the Beijing Aerospace Control Center on Nov. 16, 2024 shows China's cargo spacecraft Tianzhou-8 approaching the orbiting Tiangong space station. The cargo craft Tianzhou-8 has successfully docked with the orbiting Tiangong space station on Saturday, the China Manned Space Agency announced. At 2:32 a.m. (Beijing Time), Tianzhou-8 docked at the rear docking port of Tianhe, the core module of Tiangong space station, after completing its status setting, according to the agency. The Shenzhou-19 taikonauts onboard the space station will enter the cargo craft and transfer the payloads as per schedule. (Photo by Han Qiyang/Xinhua)

Pequim – A tripulação da Shenzhou-19 da China a bordo da estação espacial Tiangong recebeu uma entrega de suprimentos da Terra no sábado, depois que a nave espacial de carga Tianzhou-8 atracou com sucesso na estação espacial.

   Às 8h26, a astronauta Cai Xuzhe abriu a escotilha da Tianzhou-8 e entrou na nave de carga.

   A Tianzhou-8 transportou aproximadamente seis toneladas de materiais, incluindo consumíveis para a residência na órbita dos astronautas, propelentes, equipamentos experimentais e mais de 458 quilos de suprimentos de pesquisa científica.

   Os suprimentos científicos a bordo darão suporte a 36 experimentos em campos, incluindo ciências da vida no espaço, biotecnologia, ciência dos materiais, física e combustão de fluidos em microgravidade variada e o teste de novas tecnologias para aplicação no espaço.

   Nas áreas de ciências da vida e biotecnologia espacial, a China estudará pela primeira vez os efeitos da microgravidade submagnética sobre os genes, o comportamento e a reprodução de moscas-das-frutas a bordo da estação espacial. Os pesquisadores também explorarão o potencial de crescimento e desenvolvimento 3D de células-tronco pluripotentes humanas e o desenvolvimento de embriões de mamíferos após a implantação.

   “Esses projetos visam aprofundar nossa compreensão de como a microgravidade, a radiação espacial e outros fatores ambientais que afetam os processos prejudiciais”, disse Liu Wei, pesquisador do Centro de Tecnologia e Engenharia para Utilização do Espaço da Academia Chinesa de Ciências.

   “Espera-se que as descobertas forneçam percepções teóricas e possibilitem avanços tecnológicos para a saúde humana e a sobrevivência futura de longo prazo no espaço”, disse Liu.

   Os experimentos também se concentraram na ciência de materiais espaciais e em novas tecnologias para aplicação espacial, entre outras áreas. Esperamos que esses estudos ajudem no desenvolvimento de componentes avançados de naves espaciais e na aplicação de materiais de proteção de baterias solares de alto desempenho e materiais de construção para bases lunares.

   A tripulação da Shenzhou-19 exigirá transferência de carga e outras tarefas relacionadas, conforme planejado.

   A China lançou o Tianzhou-8 na noite de sexta-feira para entregar suprimentos à sua estação espacial Tiangong. Cerca de três horas depois, a nave de carga atracou com sucesso na estação espacial.

Sair da versão mobile