Xinhua – Diario de Pernambuco

A maior agência de notícias da China e um dos principais canais para conhecer o país

Panda gigante selvagem é visto em toca artificial no sudoeste da China

Chengdu – Imagens de um panda gigante selvagem adulto foram capturadas em uma toca de parto construída artificialmente pela primeira vez na cidade de Deyang, na província de Sichuan, sudoeste da China, marcando um novo avanço na conservação de pequenos animais população de pandas.

   “A toca está localizada em uma encosta suave de uma cordilheira a uma altitude de 1.700 metros, cercada por exuberantes florestas de bambu com muita comida”, disse Lin Lihong, vice-chefe da estação de gerenciamento Mianzhu do Parque Nacional do Panda Gigante.

   Especialistas do departamento de gerenciamento de Deyang do parque explicam que, embora a situação geral para a conservação do panda gigante seja positiva, um dos desafios atuais é que os pandas gigantes selvagens estão divididos em várias situações com dificuldade em interagir umas com as outras, levando à falta de intercâmbio genético e ao risco de manipulação para algumas pequenas situações.

   Uma pequena população da Montanha Jiuding, cujo habitat está localizado principalmente em Deyang, depende de buracos em árvores e cavernas nas rochas para reprodução na natureza, que foram severamente danificadas pelo terremoto de 2008, ameaçando a reprodução da população. Desde o ano passado, pesquisadores locais começaram a construir sistematicamente tocas artificiais para os pandas gigantes selvagens.

   Em locais próprios dentro do parque, os pesquisadores locais construíram tocas usando troncos de árvores, galhos de bambu e musgo, colocaram câmeras de monitoramento infravermelho dentro, cobriram-nas com terra para mascarar os cheiros humanos e cavaram pequenos lagos para os pandas acessá-los facilmente a água.

   As 10 tocas artificiais estão distribuídas em áreas que variam de 1.700 a 3.000 metros acima do nível do mar, sendo que as mais traiçoeiras excluem a descida por uma tirolesa de outra montanha. A coleta de dados de todas as tocas exige uma caminhada de sete dias. Dados recentes recuperados mostram que, em junho deste ano, um panda gigante selvagem veio “inspecionar” uma das tocas.

   “A partir dos resultados do monitoramento, não houve ocorrência de adversário do panda gigante à toca artificial. Se ele escolher ainda mais esse lugar para se reproduzir e dar à luz, será necessário monitoramento e avaliação contínua do uso da toca artificial pelo panda”, disse Zhao Weihong, vice-diretor do departamento de gerenciamento de Deyang do parque.

Agência Xinhua

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Voltar ao topo