Ícone do site Xinhua – Diario de Pernambuco

Xinhua divulga relatório do think tank sobre Ásia-Pacífico

Lima – Um relatório do think tank intitulado “Promovendo Conjuntamente o Desenvolvimento de Alta Qualidade e Construindo uma Comunidade da Ásia-Pacífico com um Futuro Compartilhado” foi divulgado na sexta-feira pelo Instituto Xinhua, um think tank afiliado à Agência de Notícias Xinhua.

O relatório, que foi divulgado na Reunião Anual sobre Cooperação Pragmática dentro da Estrutura da Iniciativa Cinturão e Rota (ICR) entre o Peru e a China, está dividido em três partes – Focando no Desenvolvimento: Criando em Conjunto um Notável “Milagre da Ásia-Pacífico “; Enfrentando Desafios: Cumprindo as Responsabilidades da Era; e Continuando a Glória: Alcançando a Prosperidade Comum por meio de Esforços Conjuntos.

Há 35 anos, os líderes da região Ásia-Pacífico, seguindo a tendência de paz e desenvolvimento, concordaram por unanimidade em superar a mentalidade antiquada de confronto de blocos e jogos de soma zero estabelecendo a APEC. Desde então, a cooperação regional na Ásia-Pacífico embarcou no caminho de crescimento rápido.

A China é uma promotora ativa da cooperação regional da Ásia-Pacífico, disse o relatório.

A China defende o multilateralismo e adere ao regionalismo aberto. De acordo com o relatório, os membros da APEC consideraram amplamente as ideias e soluções da China, e a China tem desempenhado um papel “propulsor” na cooperação econômica.

O relatório pede a construção de uma comunidade da Ásia-Pacífico com um futuro compartilhado com abertura, inclusão, crescimento inovador, conectividade e cooperação ganha-ganha, o que está em conformidade com a tendência geral dos tempos e deve ser o objetivo comum dos membros da APEC.

Os membros da APEC devem defender a intenção original de cooperação, defender conjuntamente o espírito da APEC, trabalhar juntos para promover o desenvolvimento de alta qualidade na região e promover a construção de uma comunidade com um futuro compartilhado para a humanidade, disse o relatório.

O Instituto Xinhua é o único think tank baseado na mídia entre os think tanks nacionais de alto nível da China. Ele se concentrou em políticas públicas e pesquisa de políticas internacionais e contribuiu para pesquisas estratégicas e estratégicas para o futuro em torno das principais questões nacionais e globais nos últimos anos, e divulgou muitos resultados de pesquisa influentes.

A reunião anual foi organizada em conjunto pelo Serviço de Informação Econômica da China da Agência de Notícias Xinhua e pela Agência de Notícias Andina do Peru, atraindo mais de 100 participantes, incluindo funcionários e representantes do governo, empresas, mídia e think tanks da China e do Peru. 

Sair da versão mobile