Xinhua – Diario de Pernambuco

A maior agência de notícias da China e um dos principais canais para conhecer o país

Sabedoria da medicina tradicional chinesa ganha destaque no Palácio das Nações

Por Shi Song

Genebra – “Fiquei impressionada com a forma como o médico chinês diagnosticou meus problemas de saúde simplesmente medindo meu pulso, e eu nem sequer mencionei nada!” Rasha Mouzahem, esposa do representante permanente da Síria no Escritório da ONU em Genebra (UNOG, na sigla em inglês), disse à Xinhua na segunda-feira no Palácio das Nações.

Durante o intervalo do almoço, uma multidão de diplomatas se reuniu para o evento Arte e Tradição da Medicina Chinesa (MTC), organizado pela Administração Nacional da Medicina Tradicional Chinesa, a Missão Permanente da República Popular da China junto à UNOG e a UNOG.

O evento atraiu cerca de 200 participantes, principalmente funcionários de organizações internacionais e diplomatas de mais de 50 países, como Brasil, Paquistão, Síria, Bangladesh, Geórgia, Gâmbia, República Popular Democrática da Coreia, Cazaquistão e Ilhas Maurício.

O MTC incorpora os valores culturais e o espírito humanístico chinês, disse Chen Xu, representante permanente da China na UNOG e em outras organizações internacionais na Suíça.

Ele enfatizou a necessidade de promover esse patrimônio cultural e manter a tradição ao mesmo tempo em que promove a inovação, com um forte foco no avanço tecnológico para contribuições o desenvolvimento da MTC.

Destacando a abertura e a inclusão, Chen pediu um maior intercâmbio cultural e colaboração internacional, além de aprender com as práticas médicas globais para contribuições para a saúde global e o desenvolvimento sustentável.

O evento conta com várias zonas interativas, incluindo massagem de acupontos, experiência em acupuntura, diagnóstico de pulso e sessões de perguntas e respostas. Longas filas se formaram rapidamente em cada área, pois os participantes procuraram ansiosamente experimentar a acupuntura, aliviar o estresse por meio de massagens e ter uma ideia dos princípios da medicina tradicional chinesa.

Sheila Santana Afonso, conselheira comercial da Missão Permanente da República de Moçambique junto à UNOG, disse que sofria de insônia e tensão nos ombros e nas costas devido ao estresse do trabalho.

“Fiquei muito feliz em experimentar o MTC em Genebra hoje. Os especialistas chineses explicam pacientemente como usar o MTC para o gerenciamento da saúde, o que foi extremamente benéfico”, disse ela.

Mimie Syahril, esposa do representante permanente da Malásia na Organização Mundial do Comércio (OMC), disse que sofreu danos com problemas estomacais.

“O especialista chinês não acabou de trazer o tratamento, mas também respondeu a muitas das minhas perguntas, dando conselhos sobre como cuidar da minha saúde quando eu voltar para casa”, ela comentou. “Essa experiência não foi apenas sobre a MTC. Foi uma oportunidade maravilhosa de se envolver com a cultura chinesa.”

“A MTC está tão profundamente enraizada na compreensão chinesa do mundo e do corpo humano que realmente se conecta com a arte”, disse Francesco Pisano, diretor do Programa de Atividades Culturais da UNOG.

Pisano disse que as percepções da TCM são universalmente sérias e se alinham bem com sua programação cultural.

Ele observou que a ONU tem a responsabilidade coletiva de adotar o conhecimento global para o bem-estar, acrescentando que o evento simbolizou uma conexão valiosa entre arte, sabedoria e o MTC.

Agência Xinhua

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Voltar ao topo