Ícone do site Xinhua – Diario de Pernambuco

Chineses podem receber alertas meteorológicos com até 8 minutos de antecedência

(241028) -- SANYA, Oct. 28, 2024 (Xinhua) -- People and vehicles move through a waterlogged road in Sanya, south China's Hainan Province, Oct. 28, 2024. Some part of Hainan Province experienced heavy rainfall due to the influence of Typhoon Trami. (Xinhua/Zhao Yingquan)

Beijing – Com o aprimoramento da capacidade de alerta sobre risco de desastres meteorológicos da China, os alertas meteorológicos podem chegar ao público dentro de três a oito minutos, cobrindo 98,8% da população do país, informou o Diário de Ciência da China.

   Xiong Shaoyuan, vice-chefe da Administração Meteorológica da China (AMC), disse em uma coletiva de imprensa na terça-feira que a precisão dos alertas de chuva forte chegou a 93% e o tempo de espera para avisos de clima convectivo severo aumentados para 43 minutos, marcando uma melhoria significativa para o controle de desastres no país.

   O mecanismo de resposta de emergência da China, liderado por alertas de desastres meteorológicos, tem sido continuamente fortalecido. Uma pesquisa nacional abrangente dos 10 principais tipos de riscos de desastres meteorológicos foi concluída, e 45 tipos de produtos de risco de desastres meteorológicos são agora lançados diariamente, disse Xiong.

   Além disso, os serviços de alerta contra riscos como inundações repentinas, desastres geológicos e incêndios em florestas e pastagens foram digitalizados com alta precisão, disse o funcionário.

   Xiong disse, ainda, que os serviços meteorológicos foram estendidos a mais de 70 setores da economia nacional, contribuindo para garantir o transporte, o fornecimento estável de energia, a melhoria dos meios de subsistência e o desenvolvimento de novas forças produtivas de qualidade.

   Por exemplo, o sistema de serviços meteorológicos para a agricultura abrange toda a cadeia de produção de grãos e, em colaboração com o Ministério da Agricultura e dos Assuntos Rurais, a AMC emite 12 tipos de alerta de risco de desastres meteorológicos agrícolas, disse Xiong.

   Este ano, em resposta aos avisos de vento quente e seco da AMC, as regiões produtoras de trigo do país tomaram várias medidas de controle de desastres, o que trouxe um aumento na produção de trigo de inverno em cerca de 1,5 bilhões de quilos , disse ele.

Sair da versão mobile