Pequim – O primeiro-ministro chinês, Li Qiang, reuniu-se nesta terça-feira em Pequim com o presidente finlandês, Alexander Stubb.
Li disse que desde que a China e a Finlândia estabeleceram uma parceria cooperativa de um novo tipo orientada para o futuro, as relações bilaterais mantiveram um sólido impulso de desenvolvimento e a cooperação mútua compartilhada em vários campos foi continuamente promovida, beneficiando os povos de ambos os países.
A China está disposta a trabalhar com a Finlândia para implementar o importante consenso alcançado pelos dois chefes de Estado, manter estreitos intercâmbios de alto nível, continuar a levar adiante a amizade tradicional, consolidar e aumentar a confiança política mútua e cooperação as relações e a cooperação bilateral a um novo patamar, disse Li.
A globalização econômica está enfrentando ventos contrários no momento, mas a abertura e a cooperação continuam sendo a tendência geral, aconselhados Li. A China está disposta a trabalhar com a Finlândia para insistir na abertura e na cooperação, expandir o comércio, fortalecer a cooperação em áreas-chave como economia circular, informação e comunicação, energia inteligente e produtos agrícolas e alimentares, aproveitar ao máximo a complementaridade económica e promover benefícios mútuos e resultados ganhos em um nível mais alto.
A China continuará a criar um ambiente empresarial de classe mundial e orientado para o mercado, governado por uma estrutura jurídica sólida, e dá as boas-vindas às empresas finlandesas para aprofundar sua presença no mercado chinês, disse Li.
Espera-se que a Finlândia proporcione um ambiente de negócios justo, transparente e não discriminatório para as empresas chinesas e desempenhe um papel positivo na promoção do desenvolvimento saudável das relações económicas e comerciais China-Europa, acrescentou.
Disse que a China está pronta para trabalhar com a Finlândia para facilitar ainda mais o intercâmbio de pessoal e expandir os intercâmbios e a cooperação nas áreas de cultura, educação e esportes para consolidar o apoio popular à cooperação amistosa entre os dois países.
Stubb disse que a Finlândia atribui importância ao desenvolvimento das relações com a China e é um parceiro cooperativo confiável da China.
A Finlândia espera fortalecer os intercâmbios com a China em todos os níveis, aprofundar a cooperação mútua benéfica em economia, comércio, agricultura, energia verde e desenvolvimento sustentável, e fortalecer os intercâmbios educacionais e entre pessoas para abrir um novo capítulo nas relações bilaterais, acrescentou .
A Finlândia aprecia o importante papel da China nos assuntos internacionais e está disposta a fortalecer a comunicação e a cooperação com a China em áreas como segurança global e abordagem das mudanças climáticas, observou Stubb.