Xinhua – Diario de Pernambuco

A maior agência de notícias da China e um dos principais canais para conhecer o país

Com boom de IA, China apresenta robôs humanoides que podem servir café e controlar veículos de nova energia

Hefei – “Estou com sede”, disse um visitante a um robô humanoide de 1,7 metro de altura e 65 quilos, na 7ª Expo Mundial de Voz, em Hefei, Província de Anhui, no leste da China.

   Sem hesitar, o robô humanoide organiza uma garrafa de café entre os dois outros objetos na mesa e entrega ao visitante.

   “Com a ajuda do modelo de linguagem ampla, nosso robô humanóide de segunda geração é mais inteligente e pode realizar tarefas mais delicadas, como servir café”, disse Ji Chao, cientista-chefe de robótica da empresa de inteligência artificial (IA) iFLYTEK.

   A plataforma robótica superbrain da iFLYTEK capacitou 450 empresas de robótica e 15 mil desenvolvedores em todo o país, abrindo o grande modelo de linguagem da empresa, de acordo com Ji.

   A 7ª Expo Mundial de Voz, que durou de quinta-feira a domingo, apresentou mais de 200 produtos de IA, incluindo robôs humanoides, sistemas de interação homem-máquina e grandes modelos de linguagem atualizados. Esse evento destacou a notável velocidade com que a IA se desenvolveu e a prevalência crescente de suas aplicações em vários cenários.

   A Unitree, uma startup de robótica sediada em Hangzhou, apresentou seu robô humanoide estrela, o Unitree H1, que pode se mover 3,3 metros por segundo.

   “Vendemos mais de 100 desses robôs, com preços de US$ 90 mil cada, o que nos dá uma ideia do enorme espaço de mercado para a comercialização total de robôs humanoides”, disse Li Jun, chefe de serviços técnicos da Unitree.

   Na China, a IA está tornando um importante mecanismo para o desenvolvimento de novas forças produtivas de qualidade. No relatório de trabalho do governo deste ano, a China revelou uma iniciativa AI Mais, um movimento estratégico projetado para intervenções na expansão da economia digital e liderou a transformação e a modernização dos setores de produção.

   Na exposição, um sistema automático de teste de interação por voz para veículos de nova energia (NEVs, sigla em inglês) fez sua estreia e despertou grande interesse.

   Dentro de um NEV, um robô interage com o veículo como se fosse um passageiro humano. Enquanto isso, uma plataforma externa rastreia e exibe a precisão, a estabilidade e a pontualidade da interação em tempo real. Ela compila automaticamente todos os dados encontrados em um relatório detalhado.

   “A interação por voz é a principal função do cockpit inteligente dos NEVs. Anteriormente, ela visitou semanas de testes humanos durante o período de P&D”, disse Wu Jiangzhao, gerente-geral do Centro Nacional de Inovação em Voz Inteligente. “Com esse sistema de autoteste, o tempo de teste pode ser limitado para apenas dois ou três dias, dando um forte impulso às atualizações inteligentes no setor automotivo.”

   “A IA está remodelando a indústria automobilística”, disse Yin Tongyue, presidente da montadora chinesa Chery. Desde o desenvolvimento de veículos capazes de falar até carros que podem falar idiomas estrangeiros para o mercado internacional e agora o sistema de cockpit inteligente humanizado, a Chery está abraçando o boom da IA, disse Yin.

   Uma série de necessidades diárias, de geladeiras inteligentes a óculos e copos inteligentes com IA, agora estão integradas a modelos de idiomas grandes com IA, oferecendo aos usuários novas experiências empolgantes.

   A MiMouse, uma empresa de alta tecnologia de Anhui, apresentou seu mouse inteligente mais vendido na exposição, juntamente com um teclado inteligente recém-desenvolvido, alimentado por grandes modelos de linguagem.

   Integrado a vários modelos de idiomas de grande porte, esse teclado pode facilmente gerar artigos, criar apresentações em PowerPoint, desenhar imagens e realizar traduções em um instante com apenas o clique de algumas teclas.

   “O teclado e o mouse inteligentes podem ajudar a reduzir as tarefas repetitivas dos funcionários de escritório”, disse Feng Haihong, gerente-geral da MiMouse, acrescentando que eles venderam cerca de 10 mil mouses inteligentes em menos de um mês.

   Graças ao boom da IA, a China agora abriga mais de 4.500 empresas de IA. Seu principal setor de IA atingiu um tamanho de mais de 578 bilhões de yuans (US$ 81,3 bilhões) em 2023, um aumento de 13,9% em relação ao ano anterior, de acordo com dados oficiais.

   No futuro, a IA transformará os padrões industriais e de concorrência, bem como a pesquisa científica, trará mudanças para todos os negócios e profissões e, o mais importante, atenderá às aspirações das pessoas por uma vida melhor, disse Liu Qingfeng, presidente da iFLYTEK , na exposição.

Agência Xinhua

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Voltar ao topo