Ícone do site Xinhua – Diario de Pernambuco

Xinjiang impulsiona esportes juvenis com mais de 1,2 mil escolas especializadas em diferentes modalidades

Urumqi – A Região Autônoma Uigur de Xinjiang criou 1.214 escolas nacionais focadas em esporte, especializadas em futebol, basquete e outras modalidades, impulsionando significativamente o desenvolvimento esportivo juvenil, informou um relatório do Ministério da Educação da China na quarta -feira.

   O relatório delineou uma estratégia de desenvolvimento de programas esportivos especializados em Xinjiang, uma região importante da China. Na parte norte da região, as escolas enfatizam os esportes equestres, as atividades de inverno e o tênis de mesa. As escolas no leste concentram-se em acrobacias e outros esportes de força, enquanto no sul, futebol, basquete e vôlei têm prioridade.

   Altay, no norte de Xinjiang, tornou-se um centro de esqui devido ao seu clima favorável e à neve de alta qualidade. Desde 2014, a cidade moderna oferece aulas gratuitas de esqui em suas escolas primárias e secundárias, transferindo efetivamente as aulas de educação física para as pistas de esqui.

   Na Escola Secundária Nº 3 de Altay, os alunos podem ver o Resort de Esqui de Jiangjunshan nas proximidades de suas salas de aula. A escola oferece disciplinas eletivas de esportes de gelo e neve, incluindo patinação, esqui alpino e esqui cross-country, aproveitando os abundantes recursos de inverno da região.

   “Nossos currículos esportivos são projetados para fomentar o interesse, aprimorar as habilidades e melhorar o condicionamento físico”, disse Sheng Guojing, presidente da escola. “Nós nos concentramos no ensino e na prática para garantir que mais alunos possam competir uns com os outros com segurança.”

   Toda a região de Altay tem agora 19 escolas especializadas em esqui e outras oito com foco em patinação no gelo, sediando uma média de 16 competições juvenis anualmente nesses esportes.

Sair da versão mobile