Jacarta – A convite do governo indonésio, o vice-presidente chinês, Han Zheng, como representante especial do presidente Xi Jinping, participou da posse do novo presidente da Indonésia, Prabowo Subianto, no domingo, visitou a Indonésia de sábado, segunda-feira, e se reuniram com o presidente Prabowo, o então presidente Joko Widodo e o recém-empossado vice-presidente, Gibran Rakabuming Raka, respectivamente.
Na reunião com Prabowo, Han relatou que a visita do presidente Prabowo à China logo após sua vitória eleitoral declarou sua profunda afeição e profunda amizade com a China e seu compromisso com o avanço das relações China-Indonésia.
Han destacou que o presidente Prabowo enfatizou como principais prioridades, como segurança alimentar e redução da pobreza, em seu discurso de posse, alinhando-se estreitamente com a estratégia de desenvolvimento centrada nas pessoas proposta pelo presidente Xi.
Han afirmou o apoio da China ao presidente Prabowo e ao novo governo, expressando confiança de que a Indonésia, sob a liderança de Prabowo, alcançará mais progressos no desenvolvimento nacional.
A China está disposta a trabalhar com a Indonésia para seguir a orientação estratégica dos dois chefes de Estado, investiu na construção da comunidade China-Indonésia com um futuro compartilhado a um novo nível e contribuir para manter a paz e a estabilidade regional, promovendo o desenvolvimento e o desenvolvimento florestas mundiais, disse Han.
Han também apresentou três propostas para a próxima fase das relações China-Indonésia. Primeiro, fortaleça a confiança mútua estratégica de alto nível e continue apoiando uns aos outros em questões relativas aos interesses centrais e principais preocupações de cada um. Em segundo lugar, aprofunde a cooperação abrangente e colaborativa para beneficiar mais pessoas dos dois países. Em terceiro lugar, aumentar a colaboração internacional para promover o desenvolvimento da governança global em uma direção mais justa e razoável.
Prabowo disse que a China, como um dos principais países do mundo, é um parceiro essencial para a Indonésia. Ele disse que o novo governo da Indonésia atribuiu grande importância ao desenvolvimento das relações com a China e à continuação da política amistosa de Joko Widodo em relação à China.
A Indonésia está disposta a aprofundar ainda mais o apoio mútuo e a cooperação mútua benéfica entre os dois lados, fortalecer a cooperação em assuntos internacionais e regionais e promover um maior desenvolvimento das relações bilaterais, disse ele.
Durante a reunião com Joko, Han destacou que os últimos 10 anos testemunharam o desenvolvimento de alto nível das relações China-Indonésia, e os dois chefes de Estado lideraram conjuntamente a atualização das relações China-Indonésia em uma nova era de construção de uma comunidade com um futuro compartilhado.
Han disse que a China está disposta a trabalhar com a Indonésia para levar adiante a boa tradição de amizade e cooperação bilateral, aprofundar a estratégia estratégica abrangente, promover conjuntamente a cooperação de alta qualidade do Cinturão e Rota e garantir o bom funcionamento dos grandes projetos de cooperação, como a ferrovia de alta velocidade Jacarta-Bandung, continuando a escrever um novo capítulo de solidariedade, cooperação e benefício mútuo.
Joko disse que, nos últimos anos, a cooperação bilateral alcançou resultados frutíferos.
Observando que a ferrovia de alta velocidade Jacarta-Bandung é um projeto de cooperação de referência entre os dois países e um símbolo de sua amizade, Joko disse que, sob a liderança do novo governo indonésio, as relações bilaterais atingem novos níveis.
Na reunião com Gibran, Han disse que a China e a Indonésia são bons vizinhos e bons parceiros, acrescentando que a cooperação entre os dois lados é altamente complementar e mutuamente benéfica, trazendo benefícios tangíveis para os dois povos.
A China está disposta a fortalecer a sinergia das estratégias de desenvolvimento dos dois países à luz das prioridades políticas do novo governo da Indonésia e continuar a aprofundar a cooperação prática em vários campos, garantindo o benefício mútuo de uma maneira melhor, disse Han.
Por sua vez, Gibran disse que o novo governo da Indonésia está disposto a trabalhar com a China para implementar o importante consenso entre os dois chefes de Estado.
Ele disse que a Indonésia continuará a consolidar o bom momento no desenvolvimento das relações bilaterais e aprofundará inabalavelmente a cooperação bilateral para melhor beneficiar os dois países e povos.