O São Paulo Fashion Week, em sua edição N58, marcou um retorno triunfal ao Pavilhão das Culturas Brasileiras, no Parque do Ibirapuera, contando com 40 marcas apresentando suas coleções.
Realizado entre os dias 16 e 21 de outubro, o evento celebrou a memória da moda brasileira e homenageou a icônica jornalista e diretora criativa Regina Guerreiro, uma das maiores referências da moda nacional.
Com o tema “As Joias da Rainha”, esta edição destacou a importância de preservar a história da moda como base para construir ainda um futuro mais promissor.
SOUNDBITE – Graça Cabral – Cofundadora do SPFW
A gente quis homenagear a primeira editora de moda do Brasil. A gente acha importante, também, preservar a história e trazer um pouco da memória para ela servir também de instrumento futuro para as novas gerações. Para que elas também possam entender como isso se deu. Nada foi por acaso. São 30 anos trabalhando para que isso aconteça, para que a moda se consolide no país e que o público de um modo geral, as pessoas no mundo entendam que a gente também tem criação, além de todos os recursos de insumos que o Brasil tem.
Os desfiles do SPFW N58 mantiveram o compromisso do evento com a diversidade, em um mix de estilos com forte presença de tendências globais, mas sempre com um toque brasileiro.
Além de ser um importante evento da indústria da moda, o SPFW também se posiciona como uma plataforma para discutir temas relevantes como sustentabilidade e diversidade.
A representatividade contínua a ser um dos focos principais do evento. Modelos de diferentes etnias, gêneros e corpos foram apresentados nas passarelas, destacando a importância da inclusão na moda contemporânea.
SOUNDBITE – Mirela Garcia – Estudante
Me considero um grande amante da arte. Então poder ver a moda como uma forma de expressão, não apenas de trazer o movimento das tendências, mas justamente a expressão, do ser humano e da nossa infinita criatividade, acho que é muito bonito poder acompanhar.
O São Paulo Fashion Week N58 não foi apenas um evento de moda; foi uma celebração da resiliência, da inovação e da capacidade da moda brasileira de se reinventar e homenagear suas raízes.
SOUNDBITE – Graça Cabral – Cofundadora do SPFW
Estou muito feliz por ter apresentações ao Parque do Ibirapuera, que é nossa sede, falamos assim, onde a gente sempre trabalhou e para nós é muito importante também estar neste espaço, que é um espaço de arquitetura de design de Oscar Niemeyer, que é um arquiteto mundialmente famoso e onde o próprio prédio já é uma inspiração. Então é importante também a gente dar a ele esse significado e junto com a moda mostrar como isso se completa dentro do universo da economia criativa.
Com o retorno ao Pavilhão das Culturas Brasileiras e a merecida homenagem a Regina Guerreiro, o SPFW reafirmou sua posição como um dos eventos mais importantes da moda global, ao mesmo tempo em que exalta a riqueza cultural e criativa do Brasil.