Chengdu – O primeiro banco provincial de recursos de germoplasma da China, localizado em Chengdu, capital da Província de Sichuan, no sudoeste da China, está agora totalmente operacional, informou o Science and Technology Daily na segunda-feira .
Como os genes da maioria das espécies estão contidos em suas sementes, os recursos de germoplasma são portadores cruciais das informações genéticas das plantas.
A Província de Sichuan é conhecida pela sua rica biodiversidade e abundantes recursos de germoplasma. Sua topografia promovida propicia uma variedade de climas e habitats que abrigam uma vasta gama de espécies de plantas e animais.
O banco abrange uma área de recursos de germoplasma de plantas, uma área externa aos recursos pecuários e aquáticos e uma área de exposição para popularização científica. Ele responde às três funções principais, que incluem a recolha e a preservação de recursos, a utilização de pesquisas e a popularização e exposição da ciência.
Atuando como a “Arca de Noé” do setor de sementes, o banco desempenha um papel crucial na promoção da conservação e utilização de recursos de germoplasma em Sichuan e na região sudoeste, fomentando a inovação na criação moderna e garantindo a segurança alimentar e o fornecimento dos principais produtos agrícolas.
Com capacidade para armazenar cerca de 1,89 milhão de acessos de germoplasma, o banco abriga 524 mil acessos de germoplasma de plantas, 50 mil acessos de germoplasma de fungos comestíveis e 1,31 milhão de acessos de germoplasma de animais domésticos e aquáticos.
Os recursos de germoplasma podem ser preservados por até 50 anos, atendendo às necessidades de preservação padronizada de recursos de germoplasma de plantas e animais em Sichuan pelos próximos 30 a 50 anos.