Ícone do site Xinhua – Diario de Pernambuco

Enfoque: Autoridades financeiras centram esforços em ferramentas econômicas direcionadas para manter a economia sem rumores

Beijing – As autoridades financeiras da China reiteraram na sexta-feira seu governo em manter a segunda maior economia do mundo no caminho certo, implementando e estipulando mais políticas propostas para enfrentar os desafios pendentes.

O chefe do banco central do país, juntamente com os líderes do principal regulador de valores da China e do principal regulador financeiro, reuniram-se mais uma vez em menos de um mês, após sua participação conjunta em uma coletiva de imprensa de alto nível no final de setembro, que revelou uma série de políticas pró-crescimento que superaram as expectativas.

“Ainda existem contradições e desafios proeminentes na atual operação econômica, principalmente no setor imobiliário e no mercado de capitais”, disse Pan Gongsheng, governador do Banco Popular da China, em seu discurso na Conferência Anual do Financial Street Forum 2024.

As principais cidades do país acompanharam a ver um declínio nos preços das casas particulares comerciais em setembro, juntamente com as melhores expectativas para o setor imobiliário, apresentaram dados oficiais na sexta-feira.

“Com base na experiência internacional e nas práticas anteriores da China, políticas direcionadas precisam ser introduzidas para resolver essas questões”, disse Pan.

No mês passado, o país cortou uma taxa de compulsória, impedindo as taxas de juros para empréstimos hipotecários existentes e dinamicamente uma facilidade de swap para canalizar mais dinheiro para o mercado de ações, entre outros.

A implementação de políticas incrementais indica a “firme determinação das autoridades chinesas em garantir a estabilidade econômica, estabilizar as expectativas, promover o consumo e melhorar o bem-estar das pessoas”, disse Pan.

A fim de garantir a entrega de moradias e estabilizar o mercado imobiliário, o país acelerou a expansão e melhoria do mecanismo de cooperação do financiamento imobiliário urbano, para que todos os projetos elegíveis possam garantir o financiamento em tempo hábil, disse Li Yunze, chefe da Administração Reguladora Financeira Nacional.

Em 16 de outubro, os empréstimos aprovados para projetos imobiliários elegíveis para financiamento por meio de um programa de lista branca atingiram 2,23 trilhões de yuans (cerca de US$ 313,1 bilhões) e, até o final deste ano, o valor do o empréstimo concedido para os projetos da lista branca deve chegar a 4 trilhões de yuans.

Em um sistema financeiro onde predomina o financiamento indireto, é crucial aumentar o papel dos bancos como a principal força na oferta de apoio financeiro, disse Li, impor que mais esforços serão feitos para fazer com que os bancos encontrem demandas de mercado, incentivados a emprestar e tomar decisões de empréstimo com um mecanismo de responsabilidade aprimorado.

Em seu discurso, Wu Qing, chefe da Comissão Reguladora de Valores da China, ressaltou o papel do mercado de capitais na promoção do capital inovador, facilitando a transformação e atualização industrial, melhorando a gestão da riqueza social e estabilizando as expectativas sociais.

A comissão facilitará a entrada de fundos de médio e longo prazo no mercado de capitais, orientará e supervisionará as empresas específicas para melhorar a governança corporativa e apoiará ainda mais o desenvolvimento e o crescimento de novas forças produtivas de qualidade, de acordo com Wu.

As ações chinesas fecharam em alta na sexta-feira, com o índice de referência Shanghai Composite subindo 2,91%, para 3.261,56 pontos, que subiu mais de 18% em comparação com o fechamento em 23 de setembro, um dia antes de As autoridades financeiras chinesas anunciaram o pacote de políticas para aumentar a confiança.

Os três órgãos governamentais realizaram um seminário na quarta-feira sobre as principais instituições financeiras do país, instantaneamente agindo com rapidez e seriedade na implementação de políticas relacionadas.

Para facilitar a cooperação e a colaboração entre departamentos, um mecanismo de trabalho dedicado será criado em uma tentativa de gerar sinergias e maximizar a eficácia das políticas, planejadas no seminário.

Os dados de sexta-feira mostraram que a economia chinesa cresceu 4,6% ano a ano no terceiro trimestre e 4,8% ano a ano nos três primeiros trimestres deste ano.

A China pretende expandir seu PIB em cerca de 5% ano a ano este ano, uma meta que as autoridades chinesas pediram recentemente medidas concretas para alcançar. 

Sair da versão mobile