Ícone do site Xinhua – Diario de Pernambuco

Empreendedores noruegueses veem futuro brilhante na cooperação verde com a China

Oslo – Líderes empresariais noruegueses mostraram otimismo sobre as perspectivas de cooperação verde entre a Noruega e a China, principalmente em indústrias sustentáveis, como transporte marítimo e aquicultura. Falando em um seminário na quinta-feira, eles destacaram o potencial de conjuntos de esforços para acelerar transições verdes em setores-chave.

O seminário, denominado “Horizontes Verdes Pioneiros: Modernização Chinesa e Colaboração China-Noruega”, foi organizado pela Câmara de Comércio Sino-norueguesa (NCCC, na sigla em inglês). Reuniu especialistas das duas nações para discutir como a colaboração poderia contribuir para o desenvolvimento sustentável.

Sebjorn Dahl, co-anfitrião e diretor de operações da Hoegh Autoliners, líder global em transporte roll-on/roll-off, inclui insights de seus 32 anos de experiência no setor. Em 2020, a Hoegh Autoliners embarcou em um grande projeto para construir 12 novos navios em parceria com a China Merchants Heavy Industries. Esses navios movidos a gás natural liquefeito (GNL), cada um custando mais de 100 milhões de dólares americanos, representam um investimento significativo em tecnologia verde.

Dahl fez questão de que essa colaboração foi um movimento ousado para ambos os lados, pois envolve novas tecnologias e um tipo de navio que a China Merchants Heavy Industries nunca havia construído. O primeiro navio foi lançado seis meses antes do previsto, em agosto de 2023, e o segundo navio deverá fazer sua viagem inaugural em breve.

Essas embarcações de ponta, que reduzem as emissões em 60%, estão entre as maiores e mais limpas do gênero. “Esse projeto é um exemplo brilhante do que pode ser realizado quando a Noruega e a China colaboram para um futuro mais verde”, explicou Dahl, acrescentando que ele não apenas cria empregos em ambos os países, mas também define um novo padrão para o transporte marítimo verde.

Lars Kristian Moen, diretor de Vendas de Manobra Avançada e Autonomia da Kongsberg Maritime, líder em tecnologia marítima norueguesa, também enfatizou o valor das parcerias com a China. Ele explicou que a Kongsberg está trabalhando na integração de várias fontes de energia em sistemas eficientes para embarcações e elogiou a indústria de construção naval da China. As localizações estratégicas de Kongsberg na China permitem uma colaboração próxima com os estaleiros chineses, aumentando a eficiência e a eficácia de seus projetos.

Enquanto isso, Christoffer Maroy, chefe de Finanças e Sustentabilidade da Eide Fjordbruk, falou sobre as oportunidades e desafios na criação sustentável de salmão. A Eide Fjordbruk, uma empresa familiar, é uma participante importante na indústria de aquicultura da Noruega, produzindo cerca de 100 milhões de quilos de salmão anualmente, grande parte do qual é exportado para a China, consolidando ainda mais os fortes laços entre as duas nações .

A empresa inaugurou recentemente um centro de visitantes e restaurante chamado Salmon Eye em Hardanger Fjord, no oeste da Noruega, para promover a conscientização sobre os frutos do mar sustentáveis. O restaurante, que ganhou reconhecimento internacional, incluindo uma estrela Michelin, destaca o potencial de criação sustentável de peixes e atrai visitantes de todo o mundo, incluindo a China. “Estamos orgulhosos de receber visitantes da China e da Ásia toda semana”, disse Maroy. “Com esforços conjuntos, podemos liderar o caminho na produção sustentável de frutos do mar e ajudar a moldar o futuro da indústria global de alimentos”.

Svein Saether, membro do conselho do NCCC e ex-embaixador norueguês na China, concorda com isso, enfatizando o amplo potencial para mais colaboração. “Há muito potencial de cooperação entre a Noruega e a China, especialmente em áreas como desenvolvimento verde, oceanos e energia. Esperamos que empresas de ambos os países fortaleçam a cooperação em vários setores”, disse ele.

Foto tirada no dia 10 de outubro de 2023 mostra fazenda de salmão no fiorde do Condado de Troms, no norte da Noruega. (Xinhua/Zhang Yuliang)

Sair da versão mobile