Shanghai – Shanghai, centro financeiro da China e um destino popular de investimento estrangeiro, abriga atualmente 998 sedes regionais de empresas multinacionais, segundo a Associação de Investimento Estrangeiro de Shanghai.
Xangai tem mais de 75 mil empresas de investimento estrangeiro, com o uso real acumulado de capital estrangeiro atingindo US$ 350 bilhões.
Entre elas, 258 empresas chegaram ao ranking das 100 principais de Shanghai em quatro categorias importantes em 2023, a saber, receita operacional, importações e exportações totais, contribuições fiscais e criação de empregos, de acordo com o relatório da associação sobre as principais empresas de empregos investimento estrangeiro da cidade.
Em termos de origem dos investidores, as empresas dos Estados Unidos ficaram no primeiro lugar, com um total de 83 empresas representadas no ranking, seguidas por 32 empresas japonesas e 28 alemãs. Em 2023, a Tesla Shanghai Co., Ltd. foi a única empresa a ser classificada entre as 10 primeiras em todas as quatro categorias, disse a associação.
O governo municipal de Xangai emite certificação para sedes regionais de empresas estrangeiras como reconhecimento oficial. Em julho, a certificação foi concedida a 30 sedes regionais de empresas multinacionais e a 15 centros de pesquisa e desenvolvimento com capital estrangeiro.
Quase metade deles são setores-chave priorizados pela cidade, como informações eletrônicas, ciências da vida, equipamentos avançados e consumo, incluindo a gigante farmacêutica britânica GlaxoSmithKline, a empresa de exposições francesa GL events e a líder global de mineração Anglo American.
“Xangai é um dos destinos mais atraentes para investimentos estrangeiros em todo o mundo”, disse Liu Ping, vice-secretário-geral do governo municipal de Xangai, descrevendo as empresas de investimento estrangeiro reunidas em Xangai como um motor chave que impulsiona as inovações industriais da cidade é uma força importante na promoção da inovação tecnológica.
Dados oficiais indicam que as empresas de investimento estrangeiro em Xangai são quase significativamente significativas para a economia da cidade, respondendo por 60% do total de importações e exportações da cidade, 40% de sua produção industrial, um terço de sua receita tributária, um quarto de quarto de seu PIB e um quinto de seu emprego.