Cairo – O Grande Museu Egípcio (GEM, na sigla em inglês) anunciou na terça-feira o início das operações de teste de suas galerias principais, oferecendo aos visitantes uma prévia exclusiva de 12 salas de exposição cuidadosamente selecionadas .
Essa fase de teste, que entrega na quarta-feira, faz parte dos esforços contínuos do museu para garantir a experiência perfeita dos visitantes antes da tão aguardada apresentação oficial.
Essa fase marca outro passo à frente para o GEM, após as bem-sucedidas inaugurações de áreas selecionadas, incluindo passeios e eventos privados desde novembro de 2022.
“As 12 galerias principais têm uma área de 18.000 metros quadrados. Eles contam a história do antigo Egito em termos da sociedade egípcia antiga ao longo dos tempos, onde os visitantes encontrarão uma rica variedade de artistas, apresentados em três temas interconectados: realeza, sociedade e participação”, disse à Xinhua, Abbas al-Tayeb, ministro assistente de turismo e antiguidades para assuntos destruídos do GEM.
Ele acrescentou que os artefatos em exposição nas galerias contam detalhes da história egípcia antiga, observando que são métodos usados de exibição mais recentes e modernos nas galerias.
Até agora, disse al-Tayeb, cerca de 57.000 artefactos foram transferidos para o museu, e mais de 14.000 artefactos foram apresentados nas principais galerias de exibição.
“A coleção completa do Rei Tutancâmon, que consiste em 5.390 peças, também está no GEM, mas essas peças não estão disponíveis para visitação durante o período de teste”, revelou ele.
Al-Tayeb destacou que há um museu infantil dentro do GEM, acrescentando que nele não são exibidas antiguidades, mas temas históricos para crianças de uma forma interessante.
Ele disse que o mercado chinês é muito importante para o turismo egípcio, acrescentando que o museu atrairá muitos turistas chineses apaixonados pela civilização e antiguidades egípcias.
“Os turistas chineses importam. Por exemplo, a explicação e a definição dos artistas na Grande Escadaria são escritas em sete idiomas, incluindo chinês”, disse o funcionário.
O GEM é uma instituição científica, cultural e educacional que está interessada em preservar a antiga herança e civilização egípcia, além de promover a pesquisa científica, fornece uma experiência de turismo integrada única e acessível para seus visitantes com base em meios tecnológicos modernos de exibição.
Após a conclusão, espera-se que o GEM hospede cerca de 100.000 artefatos antigos.
Além das galerias principais, os visitantes podem aproveitar os espaços acessíveis do museu, incluindo o museu infantil, os jardins ao ar livre e a área comercial do GEM, que incluem restaurantes, cafés e lojas que exibem as principais marcas egípcias.
O icônico obelisco suspenso recebe os visitantes na entrada do museu, enquanto no interior, o majestoso grande salão abriga a estátua colossal do Rei Ramsés II, a coluna da vitória do Rei Merneptah e as estátuas de um rei e rainha ptolomaicos.
A Grande Escadaria acrescenta à grandeza do museu, apresentando mais de 60 monumentos reais impressionantes, estelas, colunas e sarcófagos, aprimorando ainda mais a experiência imersiva conforme os visitantes exploram o legado do antigo Egito.
“O museu é incrível, nunca vi nada parecido”, disse à Xinhua, Sidsel Millerstrom, turista da Noruega.
Ela acrescentou que o GEM inclui quase tudo relacionado à civilização antiga, observando que está disposto a voltar ao museu depois da inauguração oficial.
Enquanto isso, Li Xi, chefe chinês de uma agência de viagens no Egito, disse que não era a primeira visita dela ao GEM.
“Vou tirar fotos dele amanhã e dizer aos meus amigos chineses para visitarem o Egito o quanto antes”, disse Li, que mora no Egito há 15 anos.
“O Egito abriu muitos museus nos últimos anos. Espero compartilhar mais informações sobre esses museus egípcios com os turistas chineses nas mídias sociais”, disse ela à Xinhua.
Foto tirada no dia 15 de outubro de 2024 mostra mural em um salão de exposição do Grande Museu Egípcio em Gizé, Egito. O Grande Museu Egípcio anunciou na terça-feira as operações de teste de suas Galerias Principais, a partir de 16 de outubro de 2024, oferecendo aos visitantes uma prévia exclusiva de 12 salas de exposição com artistas que abrangem desde os tempos pré-históricos até a era romana. Essa fase de teste faz parte dos esforços contínuos do museu para garantir a experiência perfeita dos visitantes antes da apresentação oficial. (Xinhua/Sui Xiankai)