Ícone do site Xinhua – Diario de Pernambuco

A China está disposta a trabalhar com a Rússia para fortalecer a estratégia estratégica, diz premiê Li

(241016) -- ISLAMABAD, Oct. 16, 2024 (Xinhua) -- Chinese Premier Li Qiang meets with Russian Prime Minister Mikhail Mishustin on the sidelines of the 23rd Meeting of the Council of Heads of Government of Member States of the Shanghai Cooperation Organization in Islamabad, Pakistan, Oct. 16, 2024. (Xinhua/Ding Haitao)

Islamabad – O primeiro-ministro chinês, Li Qiang, disse nesta quarta-feira que a China está disposta a trabalhar com a Rússia para fortalecer a estratégia estratégica, expandir a cooperação mútua benéfica e fazer as devidas contribuições para o desenvolvimento e a revitalização dos dois países e para a prosperidade e estabilidade do mundo.

   Li fez as observações durante a sua reunião com o primeiro-ministro russo, Mikhail Mishustin, à margem da 23ª Reunião do Conselho de Chefes de Governo dos Estados-Membros da Organização de Cooperação de Xangai (OCS).

   Sob a orientação estratégica do presidente chinês Xi Jinping e do presidente russo Vladimir Putin, a parceria de estratégia estratégica abrangente China-Rússia para uma nova era manteve um alto nível de desenvolvimento, disse Li. Os dois lados apoiam-se firmemente em questões relativas aos seus interesses centrais e desfrutam de uma estratégia estratégica frutífera, progresso contínuo na cooperação prática, bem como vigorosos intercâmbios interpessoais e subnacionais, proporcionando benefícios tangíveis aos povos de ambos os países, observados ele.

   Na conjuntura histórica do 75º aniversário do estabelecimento de laços diplomáticos bilaterais, a China está pronta para dar as mãos à Rússia para implementar ainda mais o importante consenso entre os dois chefes de Estado, disse ele.

   Li destacou que a China está disposta a aprofundar ainda mais a cooperação com a Rússia em áreas tradicionais, como economia e comércio e energia, promover a cooperação em campos emergentes, como economia digital, e melhorar continuamente o nível de progressão das cadeias industriais e de fornecimento entre os dois países, de modo a alcançar resultados mais práticos.

   Ele pediu aos dois países que mantivessem uma comunicação e cooperação estreitas, encorajassem os Estados-membros da OCS a continuar a erguer a bandeira do Espírito de Xangai, aumentassem a confiança estratégica mútua, adiram ao benefício mútuo e aos resultados ganhos, trabalhem mais em unidade e sigam em frente, além de fortalecer a cooperação em diversas áreas, como comércio, energia, economia digital, e indústria verde, de modo a tornar a organização mais dinâmica, a cooperação mais prática e os resultados mais benéficos para todos.

   Observando que este ano marca o 75º aniversário da fundação da República Popular da China e o 75º aniversário do estabelecimento de relações diplomáticas bilaterais, Mishustin disse que a parceria de desenvolvimento estratégico abrangente Rússia-China para uma nova era está em um alto nível sem precedentes.

   Sob a atual situação internacional, ele relatou que a Rússia está pronta para trabalhar com a China para implementar o importante consenso entre os dois chefes de Estado, apoiar-se mutuamente na segurança dos interesses centrais de cada uma, fortalecer a sinergia entre a Iniciativa Cinturão e Rota e a União Econômica Eurasiática, detalham a cooperação prática em campos como economia e comércio, energia, transporte e agricultura, bem como realizada conjuntamente os Anos de Cultura Rússia-China.

   Ele acrescentou que os dois lados devem manter uma comunicação estreita e cooperativa no âmbito das Nações Unidas, da OCS, do BRICS e de outras estruturas para promover o desenvolvimento sustentado e aprofundado das relações bilaterais.

Sair da versão mobile