Ícone do site Xinhua – Diario de Pernambuco

Frota marítima da China registra crescente capacidade de transporte

Terminal automatizado de contêineres do Porto de Água Profunda de Yangshan em Shanghai, leste da China. Foto: Ding Ting

Xangai – Até setembro, a frota marítima da China sua capacidade cresceu para 430 milhões de toneladas de porte bruto, representando 18,7% do total mundial, de acordo com uma entrevista coletiva realizada nesta terça-feira em Xangai.

   De janeiro a agosto deste ano, o transporte de carga do país nos portos ultrapassou 11,5 bilhões de toneladas, subindo 3,7% em termos anuais, e seu transporte de contêineres nos portos atingiu 220 milhões de unidades equivalentes a vinte pés (TEUs ), um aumento de 8,2% ano a ano.

   No período, o volume do transporte intermodal ferroviário-aquaviário através dos portos da China chegou a 7,78 milhões de TEUs de contêineres, um crescimento anual de 17,7%, segundo a entrevista coletiva sobre o próximo Fórum do Bund Norte 2024, uma conferência internacional de transporte marítimo.

   Ao todo, 49 terminais portuários automatizados foram construídos em todo o país, marcando uma posição de liderança global contínua, disse Gao Haiyun, oficial do departamento de transporte aquaviário do Ministério do Transporte, durante uma entrevista coletiva.

   Xangai está acelerando a construção de um centro de transporte internacional. Nos primeiros três trimestres deste ano, apenas o porto de Xangai movimentou um volume de contêineres de mais de 39 milhões de TEUs, aumentando 8% ante o ano anterior.

   Programado de 22 a 24 de outubro em Xangai, o Fórum do Bund Norte 2024 é coorganizado pelo Ministério do Transporte e pelo governo municipal de Xangai. Espera-se que a edição deste ano se concentre no desenvolvimento digital, inteligente e ecológico dos serviços globais de transporte marítimo.

Sair da versão mobile