Islamabad – O primeiro-ministro chinês, Li Qiang, disse nesta terça-feira que a China trabalhará com o Quirguistão para consolidar o apoio mútuo, permanecerem confiáveis e fidedignos no desenvolvimento e revitalização e aprofundarem a cooperação de alta qualidade do Cinturão e Rota.
Li fez as observações durante a sua reunião com o primeiro-ministro do Quirguistão, Akylbek Zhaparov, à margem da 23ª Reunião do Conselho de Chefes de Governo dos Estados-Membros da Organização de Cooperação de Xangai (OCS).
Li comunica a reunião entre o presidente chinês, Xi Jinping, e o presidente do Quirguistão, Sadyr Japarov, em Astana, em julho, que distribuiu planos e arranjos para construir uma comunidade China-Quirguistão mais próxima com um futuro compartilhado e elevar as relações bilaterais e a cooperação a um nível mais alto.
A China procura fortalecer a cooperação bilateral com o Quirguistão sob a orientação estratégica dos dois chefes de Estado para consolidar e aprofundar a colaboração bilateral em vários campos e promover ainda mais o desenvolvimento e as prosperidades comuns, disse o primeiro-ministro.
Li disse que a China está pronta para trabalhar com o Quirguistão para estabelecer e desenvolver o relacionamento bilateral a partir de uma perspectiva estratégica e de longo prazo, melhorar ainda mais a conectividade, acelerar a melhoria da infraestrutura, como portos, estimular o comércio e o investimento e expandir a cooperação em áreas como novas energias, comércio eletrônico transfronteiriço, big data e inteligência artificial, esforçando-se para alcançar resultados de cooperação mais tangíveis.
Ele pediu a ambos os lados que aprofundem os intercâmbios em cultura, turismo, educação, saúde e outros campos, transmitindo a amizade entre os dois países de geração em geração.
A China está pronta para continuar implementando os resultados da Cúpula China-Ásia Central do ano passado junto com o Quirguistão, fortalecendo a comunicação e a cooperação dentro da estrutura da OCS, encorajando todas as partes a promover firmemente o “Espírito de Xangai”, injetando mais Certeza e energia positiva na paz, estabilidade e desenvolvimento regional, disse Li.
Por sua vez, Zhaparov disse que o Quirguistão e a China são vizinhos amigáveis há muito tempo, mantendo intercâmbios estreitos de alto nível e cooperação econômica e comercial frutífera. Ele agradeceu à China por seu apoio e assistência no desenvolvimento econômico e social do Quirguistão.
Observando que o Quirguistão atribuiu grande importância às suas relações com a China, Zhaparov disse que o Quirguistão espera trabalhar com a China para implementar o importante consenso de desenvolvimento pelos dois chefes de Estado, fortalecer a sinergia das estratégias de desenvolvimento, aprofundar a cooperação do Cinturão e Rota, avanço na construção da ferrovia China-Quirguistão-Uzbequistão, detalha a cooperação em áreas como construção de portos, conectividade, finanças, mineração, educação e turismo, de modo a injetar um ímpeto mais forte no desenvolvimento da parceria estratégica abrangente Quirguistão-China .
O Quirguistão apoia firmemente a visão de construir uma comunidade com um futuro compartilhado para a humanidade e as três iniciativas globais propostas pelo presidente Xi, e está pronto para trabalhar com a China para fortalecer a cooperação multilateral, contribuir para a cooperação entre a China e os países da Ásia Central e promover conjuntamente a paz e a prosperidade regional.