Islamabad – O primeiro-ministro chinês, Li Qiang, reuniu-se com o presidente do Comitê de Chefes de Estado-Maior Conjunto do Exército do Paquistão, Sahir Shamshad Mirza, o chefe do Estado-Maior do Exército , Asim Munir, o chefe do Estado-Maior da Marinha, Naveed Ashraf, e o chefe do Estado-Maior da Aeronáutica, Zaheer Ahmad Babar, na segunda-feira.
Observando que, desde o estabelecimento dos laços diplomáticos, a China e o Paquistão sempre se respeitaram e se apoiaram mutuamente, Li disse que os dois países são bons irmãos e bons parceiros que resistiram ao teste do cenário internacional em mudança e realmente compartilharam o bem e o mal e ajudaram um ao outro.
Sob a orientação estratégica do presidente chinês, Xi Jinping, e dos líderes paquistaneses, as relações China-Paquistão se desenvolvem em profundidade e estão se movendo estavelmente para a construção de uma comunidade China-Paquistão ainda mais próxima com um futuro compartilhado na nova era, disse Li.
A China está disposta a trabalhar com o Paquistão para implementar o importante consenso entre os líderes dos dois países, aprofundar a estratégia estratégica, fortalecer a cooperação cooperativa e trazer mais benefícios para os dois povos, acrescentou.
Li destacou que a China apoia firmemente o Paquistão na construção de um Paquistão unido, estável, próspero e forte e está disposta a continuar a fornecer apoio e assistência ao Paquistão dentro de sua capacidade e divulgar ainda mais a cooperação com o Paquistão em vários campos.
Espera-se que as duas forças armadas continuem a fortalecer a cooperação e fornecerem apoio sólido à amizade e à cooperação mútua cooperativa China-Paquistão, colaboraram Li.
A China apoia os esforços do Paquistão para combater o terrorismo e está pronta para aprofundar a cooperação antiterrorismo com o Paquistão, reunir esforços antiterrorismo entre os países regionais e salvaguardar conjuntamente a paz e a estabilidade dos dois países e da região, disse Li.
O lado paquistanês disse que aprofundar a amizade férrea Paquistão-China é um forte consenso em todos os setores da sociedade paquistanesa.
O Paquistão e a China sempre se apoiaram e coordenaram firmemente em questões relativas aos seus interesses centrais, com sólida confiança política mútua, disseram eles.
O exército paquistanês está empenhado em contribuir para a causa da cooperação amistosa entre os dois países e tomar todas as medidas permitidas para garantir a segurança dos cidadãos, instituições e projetos chineses no Paquistão, disseram eles.
O Paquistão também está disposto a fortalecer a cooperação em defesa e segurança com a China dentro de estruturas bilaterais e multilaterais, salvaguardar os interesses comuns de ambos os países e promover a paz, a estabilidade e o desenvolvimento regional, acrescentaram.