Urumqi – Fu Hua, presidente da Agência de Notícias Xinhua, reuniu-se separadamente no domingo com líderes de vários meios de comunicação internacionais que estão participando da sexta Cúpula Mundial de Mídia, em Urumqi, capital da Região Autônoma Uigur de Xinjiang, no noroeste da China.
Dando as boas-vindas aos líderes de mídia, Fu disse que este ano marca o 15º aniversário do mecanismo da Cúpula Mundial de Mídia. Graças aos esforços dos profissionais de mídia em todo o mundo, a cúpula evoluiu para uma plataforma de alto nível para troca e coordenação de mídia global, ganhando amplo reconhecimento internacional.
Com o tema “Inteligência Artificial e Transformação da Mídia”, a cúpula deste ano é co-organizada pela Xinhua e pelo governo regional de Xinjiang. Os participantes também são convidados a visitar vários locais da região.
Fu expressou a esperança de que os meios de comunicação de vários países usem esta cúpula como uma oportunidade para discutir as responsabilidades e missões da mídia no contexto da transformação tecnológica, ao mesmo tempo que experimentam um verdadeiro Xinjiang com diversidade, inclusão e hospitalidade.
Os líderes de mídia convidados incluíram Dmitrii Gornostaev, vice-editor-chefe do Rossiya Segodnya Media Group, e Tamas Kovacs, CEO do ATV Media Group, da Hungria.
Gornostaev disse que a Rossiya Segodnya colabora estreitamente com a Xinhua em estruturas multilaterais, como a Cúpula Mundial de Mídia e a Cúpula de Mídia do BRICS. Ele expressou vontade de continuar fortalecendo o intercâmbio e o aprendizado mútuo e de continuar aprofundando a cooperação prática com a Xinhua.
Kovacs comentou que a Xinhua desempenhou um papel significativo na promoção do intercâmbio e cooperação de mídias globais. Ele disse que a ATV valoriza muito a cooperação com a Xinhua e espera expandir as áreas de cooperação e alcançar mais resultados frutíferos.
Durante a cúpula, a Xinhua também assinou documentos com a Agence France-Presse, o Mehr Media Group, do Irã, e a Agência de Notícias da Bulgária, concordando em divulgar a cooperação em áreas como troca de informações de notícias e visitas de pessoal.
(Xinhua/Li Xiang)