Hanói – A China está pronta para fortalecer o alinhamento das estratégias de desenvolvimento com o Vietnã, implementando o plano de sinergizar a Iniciativa Cinturão e Rota com a estratégia Dois Corredores e Um Círculo Econômico do Vietnã, disse o primeiro -ministro chinês, Li Qiang, no domingo.
A China e o Vietnã são países em desenvolvimento que estão em um estágio crítico em seus esforços de modernização, disse Li ao conversar com o primeiro-ministro vietnamita Pham Minh Chinh, acrescentando que a China apoia firmemente o Vietnã na busca de um caminho de socialismo que adapta-se às suas condições nacionais.
Li reafirmou o compromisso da China em melhorar e atualizar continuamente a cooperação em vários setores com a nação do Sudeste Asiático.
A China está pronta para aprofundar a cooperação com o Vietnã em áreas como conectividade, comércio, investimento, turismo, saúde e prevenção e mitigação de desastres, bem como expandir a colaboração na liquidação em moedas locais e emergentes, incluindo a economia digital e o desenvolvimento verde, disse Li.
Em agosto, Xi Jinping, secretário-geral do Comitê Central do Partido Comunista da China e presidente chinês, conversou com To Lam, secretário-geral do Comitê Central do Partido Comunista do Vietnã e presidente vietnamita, traçando um plano e injetando novo vigor no desenvolvimento das relações China-Vietnã, disse Li.
A China está disposta a trabalhar com o Vietnã para implementar o importante consenso entre os líderes dos dois partidos e dos dois países, manter uma comunicação de alto nível e construir continuamente a confiança mútua, disse Li.
O primeiro-ministro chinês também pediu a defesa da aspiração original de boa ambiente e amizade, o reforço da confiança nos caminhos e sistemas específicos dos dois países, o fortalecimento da solidariedade e cooperação, a expansão da cooperação estratégica abrangente e o aprofundamento da construção de uma comunidade China-Vietnã com um futuro compartilhado que carrega significado estratégico.
Li pediu que os dois países aproveitassem a oportunidade do 75º aniversário de suas relações diplomáticas e do Ano China-Vietnã de Intercâmbios Interpessoais, ambos ocorridos no próximo ano, para aprofundar ainda mais os intercâmbios culturais e interpessoais, melhorar o entendimento mútuo entre os dois povos , especialmente entre as gerações mais jovens, e levar adiante a causa da amizade China-Vietnã.
Li pediu que ambos os lados mantivessem o princípio da consulta amigável, lidem com as diferenças e expandam a cooperação marítima.
A China está pronta para trabalhar com o Vietnã para fortalecer a cooperação e a cooperação com o Vietnã em plataformas multilaterais como Nações Unidas e APEC, lutar por uma governança global mais justa e racional, salvaguardar os interesses dos países em desenvolvimento e exercer um papel de liderança na construção de uma comunidade com um futuro compartilhado para a humanidade.
Pham, por sua vez, disse que o Vietnã e a China desfrutam de uma relação próxima de camaradas e irmãos, e que sua amizade tradicional se fortalece cada vez mais.
Desenvolver relações com a China é uma prioridade e uma escolha estratégica para o partido e o governo do Vietnã, disse Pham, observando que a China é o único país que engloba todas as prioridades da política externa do Vietnã.
O Vietnã segue o princípio de Uma Só China, apoia o desenvolvimento e o crescimento da China, bem como uma série de iniciativas globais propostas pelo presidente Xi, disse Pham. Ele agradeceu à China por seu apoio e assistência de longo prazo ao seu país.
O próximo ano marca o 75º aniversário das relações diplomáticas Vietnã-China, informou Pham, dizendo que, guiado pelo importante consenso alcançado pelos líderes de ambos os partidos e países, o Vietnã está pronto para fortalecer os intercâmbios de alto nível e aumentar a sinergia das estratégias de desenvolvimento com a China.
Ele também se comprometerá a promover a cooperação com a China em finanças, investimentos, agricultura e ciência e tecnologia, acelerar a conectividade na infraestrutura de transporte, explorar novos modelos, como zonas de cooperação econômica transfronteiriça, expandir a colaboração em setores emergentes como a economia digital e o desenvolvimento verde, bem como fortalecer os intercâmbios em educação, turismo e intercâmbio de jovens.
O Vietnã também está disposto a fortalecer o progresso multilateral com a China para salvaguardar os interesses comuns dos países em desenvolvimento, disse Pham.
Ele pediu a ambos os países que implementem o consenso de alto nível dos dois partidos e dos dois países, administrem especificamente as diferenças por meio de consultas amistosas e protejam conjuntamente a paz e a estabilidade marítima.
Após as conversas, Li e Pham testemunharam uma troca de documentos de cooperação em vários campos, incluindo conectividade, produtos agrícolas, alfândega, finanças, recursos humanos, mídia e educação.
Durante a visita oficial de Li ao Vietnã, os dois países também deverão emitir uma declaração conjunta.