Beijing – O volume de negócios combinado das bolsas chinesas de Shanghai e Shenzhen atingiu 3,45 trilhões de yuans (US$ 487,92 bilhões) na terça-feira, superando o volume de negócios de 2,59 trilhões de yuans registrados em 30 de setembro e atingindo um novo recorde.
O Índice Composto de Shanghai, índice de referência, subiu 4,59%, fechando em 3.489,78 pontos, e o Índice de Componentes de Shenzhen fechou em 11.495,1 pontos, uma alta de 9,17%.
Mais de 5 mil ações fecharam em alta, com o sistema de operação do servidor e os setores de semicondutores liderando os ganhos.
O índice ChiNext, que acompanha o conselho de empresas em crescimento da China no estilo NASDAQ, ganhou 17,25%, fechando em 2.550,28 pontos.
O sentimento do mercado aumentou fortemente com o anúncio do governo chinês de uma combinação de medidas políticas, incluindo estímulos e políticas de apoio ao mercado imobiliário para galvanizar a recuperação da economia.
Em 24 de setembro, o Banco Popular da China (BPC) anunciou um corte na taxa do depósito compulsório em 0,5 ponto percentual para instituições financeiras. Em 29 de setembro, o BPC anunciou uma redução nas taxas de hipoteca para primeira residência, segunda residência e mais em não menos de 30 pontos-base abaixo da taxa básica de empréstimo até o final deste mês.
No mesmo dia, o Ministério da Habitação e do Desenvolvimento Urbano-Rural da China também prometeu apoio para estabilizar o mercado imobiliário, incentivando os governos municipais, especialmente as cidades de primeiro nível, a alavancar seus poderes de tomada de decisão para regular o mercado imobiliário e ajustar as políticas que restringem a compra de moradias com base nas condições locais.
A China está confiante em atingir a meta de crescimento para o ano inteiro, enquanto pondera novas políticas de apoio para sustentar o crescimento econômico estável e saudável, disse o principal planejador econômico do país em uma coletiva de imprensa na terça-feira.
Mais esforços serão feitos para fortalecer o mercado de capitais, orientando vigorosamente os fundos de médio e longo prazo para o mercado de capitais, promovendo fusões e aquisições entre empresas importantes, bem como ponderando e introduzindo medidas para proteger os pequenos e médios investidores, disse Zheng Shanjie, chefe da Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma.