Estocolmo – O Prêmio Nobel de Medicina 2024 foi concedido nesta segunda-feira a dois cientistas americanos, Victor Ambros e Gary Ruvkun, por sua descoberta do microRNA e seu papel na regulação gênica pós-transcricional.
Os microRNAs são uma nova classe de pequenas moléculas de RNA que são essenciais na regulação gênica. Atualmente, sabe-se que o genoma humano codifica mais de 1.000 microRNAs.
O Comitê Nobel afirmou que a descoberta surpreendente da dupla revelou uma dimensão totalmente nova da regulação gênica. “Os microRNAs estão provando ser de importância fundamental para o desenvolvimento e funcionamento dos organismos”, acrescentou o órgão.
O anúncio marcou o início da temporada de entrega do Prêmio Nobel deste ano. Os anúncios do Nobel continuarão com o prêmio de física nesta terça-feira, seguido pelo de química na quarta-feira e o de literatura na quinta-feira. O Prêmio Nobel da Paz será revelado na sexta-feira e o Prêmio Nobel Memorial de Ciências Econômicas será anunciado em 14 de outubro.
(Xinhua/Peng Ziyang)