Ícone do site Xinhua – Diario de Pernambuco

Observatório Econômico: Paixão por esportes impulsionados viagens e gastos de férias na China

(241006) -- BEIJING, Oct. 6, 2024 (Xinhua) -- Passengers wait to board a train at the platform at Hengyang East Railway Station in Hengyang City, central China's Hunan Province, Oct. 6, 2024. China sees a surge in return trips on Sunday as the week-long National Day holiday draws to a close. (Photo by Cao Zhengping/Xinhua)

Pequim – Aproximadamente dois meses após a conclusão dos Jogos Olímpicos de Paris, o entusiasmo do povo chinês por esportes está impulsionando o aumento de viagens e o consumo durante o feriado de uma semana do Dia Nacional, com numerosos visitantes lotando locais para participar ou assistir a diversas atividades esportivas.

   No feriado, de 1º a 7 de outubro, um clube de hipismo em Changchun, capital da Província de Jilin, no nordeste da China, viu o número de reservas dobradas para mais de 100 cursos por dia.

   “Além dos moradores locais que trazem seus filhos para os cursos de equitação, muitos turistas e amantes de cavalos de outras partes da China vêm para andar a cavalo”, disse Zhang Jianpeng, gerente do clube.

   Vestido com roupas de montaria, Wang Tianyu praticou controle de rede e saltou sobre obstáculos a cavalo sob a orientação de um treinador.

   “Quero aproveitar o feriado para aprimorar minhas habilidades equestres e também desfrutar da paisagem de outono e da comida deliciosa daqui. A experiência é particularmente gratificante e agradável”, disse Wang, da Província de Henan.

   Em agosto, o Conselho de Estado da China emitiu diretrizes para promover o desenvolvimento de alta qualidade no consumo de serviços, incluindo a expansão de instalações esportivas, o incentivo a diversos eventos esportivos e o aprofundamento de projetos-piloto para estimular gastos relacionados a esportes.

   Embora a Cidade Proibida e a Grande Muralha continuem sendo as atrações icônicas de Pequim, o Centro Nacional de Tênis e o Parque Shougang da cidade surgiram como novos pontos de interesse durante o feriado, já que o China Open 2024 e o World Table Tennis China Smash atraíram fãs de tênis e de tênis de mesa, com campeões olímpicos como Zheng Qinwen e Sun Yingsha sendo as estrelas mais populares.

   No distrito de Rongjiang, local de nascimento da Village Super League de Guizhou (Superliga Rural), também conhecida como “Cunchao”, na Província de Guizhou, sudoeste da China, jogadores amadores chineses e estrangeiros participaram de 19 jogos de futebol durante o feriado.

   “A Village Super League oferece uma boa plataforma e oportunidade para os fãs de futebol de todo o país e até do mundo inteiro, permitindo que as pessoas se apaixonem pelo futebol”, relatou Wu Dechao, turista da Província de Henan, que veio assistir aos jogos pela segunda vez.

   Long Antong, que administra uma estação de churrasco em uma feira noturna perto do estádio, disse que o número de turistas está aumentando durante o feriado deste ano e que sua renda cresceu dez vezes mais do que o normal.

   As estatísticas mostram que os jogos de futebol ajudaram a atrair 380 mil turistas durante o feriado até 5 de outubro, subindo 30,67% ano a ano. A receita total do turismo aumentou 26,78% em termos anuais, para mais de 460 milhões de yuans (US$ 65,6 milhões).

   Segundo o plano de desenvolvimento de esportes da China de 2021 a 2025, a produção total da indústria esportiva do país deve atingir 5 trilhões de yuans até 2025, com o consumo individual relacionado a esportes ultrapassando 2,8 trilhões de yuans.

   Na Liga Alxa, na Região Autônoma da Mongólia Interior, norte da China, o Festival Alxa, um evento anual da cultura do deserto com tema de veículos off-road, recebeu 123,3 mil turistas em 1º de outubro, um crescimento anual de 23 ,3%. Um concurso de ciclismo e um evento de caminhada também foram realizados durante o feriado.

   “O feriado se tornou uma marca renomada para eventos de corrida off-road no país e no exterior e um ícone que destaca as características locais de Alxa”, afirmou Liu Decui, vice-chefe da liga.

As pessoas assistem ao World Table Tennis (WTT) China Smash 2024 no Parque Shougang em Beijing, China, em 3 de outubro de 2024. (Xinhua/Zhang Chenlin)
Sair da versão mobile