Guangzhou – Pesquisadores chineses descobriram uma nova espécie de sapo, a “Boulenophrys pepe”, na Reserva Natural Lianshan Bijiashan, na Província de Guangdong, no sul da China.
As descobertas da pesquisa, lideradas pela Politécnica de Engenharia de Proteção Ambiental de Guangdong e outras instituições, foram publicadas em uma edição recente do periódico acadêmico internacional Zootaxa.
Uma nova espécie foi descoberta em florestas de folhas largas perenes em altitudes de 490 a 540 metros, onde riachos de montanha e uma camada de serapilheira criam diversos sistemas de microhabitat.
O sapo, notadamente por seus lábios inchados, difere significativamente de espécies intimamente relacionadas à mesma área, de acordo com Lin Shishi, membro da equipe de pesquisa.
Lin observou que o sapo “Boulenophrys pepe” é altamente sensível às mudanças no ecossistema florestal. A descoberta desta nova espécie aumenta a compreensão da biodiversidade e mostra que os esforços de conservação da China para proteger os ecossistemas florestais de montanha têm sido muito eficazes, disse Lin.
(Xinhua)