Hangzhou – Pesquisadores chineses descobertos no leste da China uma nova espécie de peixe, a “Opsariichthys iridescens”, que apresenta belos núcleos.
As descobertas da pesquisa descrevem como a espécie se distingue de congêneres por características morfológicas, que foram validadas por meio de análise filogenética baseada em genes.
A pesquisa foi publicada em uma edição recente da revista acadêmica internacional Zookeys e liderada por Yang Jinquan, professor da Universidade Oceano de Xangai, em colaboração com o Centro de Monitoramento de Recursos Florestais de Zhejiang e outras instituições.
O peixe recém-encontrado tem uma divergência genética de mais de 14% ante as espécies intimamente relacionadas e o habitat dos rios Qiantang e Oujiang (Província de Zhejiang) e os afluentes do baixo rio Yangtzé adjacentes ao rio Qiantang.
Yang disse que a descoberta de várias novas espécies que vivem em rios ou riachos de fluxo rápido, incluindo a “Opsariichthys iridescens”, indica que ainda é subestimada a diversidade de espécies de peixes de água doce na região.
De acordo com Yang, essas espécies de peixes de riacho são recursos alimentares para aves aquáticas e outros animais, contribuindo para a ciclagem de nutrientes e purificação da água dos rios.
Yang disse que proteger essas espécies de peixes é essencial para manter o equilíbrio dos ecossistemas aquáticos, ou que ajuda a manter a biodiversidade e promover o desenvolvimento sustentável do ecoturismo e da pesca.
(Xinhua)