Beijing – A China fez progressos significativos na implementação dos 102 principais projetos listados em seu 14º Plano Quinquenal (2021-2025), com realizações notáveis em setores como infraestrutura de transporte, sistemas de energia e desenvolvimento verde, afirmou o principal planejador econômico do país.
De acordo com a Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma (CNDR), os seguintes são destaques das realizações que os projetos realizados nos últimos anos:
— A rede de infraestrutura de transporte do país tem sido fortalecida, com cerca de 95% das áreas de serviços de vias expressas do país agora equipadas com instalações de carregamento. Um total de 151 centros logísticos nacionais foi incluído em uma lista de projetos de construção importantes emitida pela comissão em 2021, abrangendo 31 regiões de nível provincial.
— Em meio aos esforços da China para construir um sistema de energia moderno, o maior corredor de energia limpa do mundo foi construído ao longo do Rio Yangtzé. A capacidade total de geração de energia instalada da China ultrapassou 3 bilhões de quilowatts, com as capacidades instaladas de geração de energia eólica e solar superando a energia a carvão.
— A China tem progressos feitos coordenados no desenvolvimento urbano e rural desde 2021. Nesse período, iniciou-se a renovação de cerca de 195 mil comunidades residenciais urbanas antigas, e aproximadamente 210 mil quilômetros de gasodutos antigos foram renovados em áreas urbanas.
A extensão total das estradas rurais da China era de 4,6 milhões de quilômetros até o final de 2023. A cobertura de água encanada nas áreas rurais da China atingiu 90% até o final do ano passado, e cerca de 75% das famílias rurais da China tinha acesso a banheiros sanitários.
— O país tem se esforçado sistematicamente para promover o desenvolvimento ecológico, com áreas naturais protegidas que agora representam cerca de 18% da área total da China. Liderados pelos esforços mais amplos da China para reduzir a poluição nos principais setores, cerca de 80% da capacidade nacional de produção de aço passou por uma atualização de emissões de carbono ultrabaixas.