Zagreb – Ante Simonic, ex-vice-primeiro-ministro croata e ex-embaixador croata na China, elogiou as conquistas “sem precedentes” da China ao longo dos 75 anos desde a fundação da República Popular da China (RPC).
Em entrevista escrita com a Xinhua na véspera do 75º aniversário da fundação da RPC, Simonic enfatizou a ascensão notável da China que começou há cerca de 40 anos, atribuindo as conquistas ao “trabalho duro, boa organização e liderança sábia”.
Simonic é o fundador e presidente de longa data da Associação de Amizade Croata-Chinesa em Rijeka, a terceira maior cidade da Croácia. Ele recebeu o Prêmio da Amizade do governo chinês em 2017, em reconhecimento às suas habilidades na promoção de trocas amigáveis, conhecimento e amizade entre os povos da Croácia e da China.
Simonic elogiou a China por sua posição de liderança mundial em muitos setores, incluindo fabricação de veículos elétricos, construção naval, redes ferroviárias modernas e exploração espacial. Ele disse que o esforço de modernização da China delineou um plano para alcançar o rejuvenescimento nacional.
Ele vê a China desempenhando um papel indispensável no tratamento de questões globalmente importantes, como segurança, energia verde, preços do petróleo, luta contra o terrorismo e mudanças climáticas.
Sobre o conceito de construção de uma comunidade com futuro compartilhado para a humanidade, ele afirmou que está enraizado na longa história e civilização da China, refletindo a sabedoria chinesa e oferecendo soluções para promover a criação de um mundo melhor e mais justo.
O conceito é “extremamente significativo”, pois se concentra no multilateralismo, governança justa, cooperação global e desenvolvimento, que foram extremamente reconhecidos pela comunidade internacional, acrescentou ele.
De acordo com Simonic, a Iniciativa do Cinturão e Rota (ICR) tem sido uma prática concreta do conceito de construção de uma comunidade com futuro compartilhado para a humanidade.
Ele citou a Ponte Peljesac e o Projeto do Parque Eólico Senj, dois projetos de ICR realizados por empresas chinesas na Croácia, como exemplos de cooperação bem-sucedida e mutuamente benéfica entre os dois países.
“A Ponte Peljesac é um projeto extremamente bem-sucedido, que se tornou o símbolo mais visível da conexão entre a Croácia e a China”, disse Simonic. Ele disse que a Ponte Peljesac não apenas promoveu muito o desenvolvimento das indústrias de turismo, transporte e logística no sul da Croácia, mas também conecta o continente da Croácia com a Península Peljesac na costa sul do Adriático do país pela primeira vez.
Enquanto isso, o Projeto do Parque Eólico Senj, “além de sua enorme importância econômica, tecnológica e financeira, também aponta para uma cooperação bem-sucedida entre a China e a Croácia na área extremamente atual de proteção ambiental e energia verde”, disse Simonic.
A China e a Croácia estabeleceram relações diplomáticas em 1992. Em 2005, os dois países estabeleceram uma parceria cooperativa abrangente.