Macau – A Região Administrativa Especial de Macau (RAEM) da China realizou na terça-feira uma série de eventos para celebrar o Dia Nacional, incluindo uma cerimônia de pressa da bandeira, uma recepção do governo, a inauguração da quarta ponte de travessia marítima e um show de fogos de artifício.
A cerimônia de pressa da bandeira foi realizada no início da manhã na Praça do Lótus Dourado.
Ho Iat Seng, Chefe do Executivo da RAEM, disse que o país sempre considerado Macau como uma “joia preciosa” e tem consistentemente prestado o mais forte apoio para que Macau possa manter a sua prosperidade e estabilidade e ter o máximo de oportunidades de desenvolvimento.
Fez declarações durante uma recepção no Complexo da Plataforma de Serviços para a Cooperação Comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa em Macau para comemorar o 75º aniversário da fundação da República Popular da China.
O Chefe do Executivo comentou que, nos últimos cinco anos, o governo da RAEM implementou firmemente o princípio “um país, dois sistemas”, salvaguardando a jurisdição geral das autoridades centrais e os interesses de soberania, segurança e desenvolvimento do país.
A quarta ponte marítima de Macau, a Ponte de Macau, foi aberta oficialmente ao tráfego na terça-feira, ligando a Península de Macau à Taipa de Macau.
Ho disse na inauguração que a ponte icónica irá apoiar ainda mais os esforços da cidade para se tornar um centro mundial de turismo e lazer, ajudando a melhorar continuamente o bem-estar dos residentes de Macau e a promover a diversificação económica adequada da cidade.
A nova ponte, a primeira ponte dividida de oito faixas de Macau, tem aproximadamente 3,1 quilômetros de comprimento. A seção de abrangência de água tem 2,9 milhas de comprimento e possui duas vãos de 280 metros a cada sobre os canais de navegação de navios.
À noite, companhias chinesas e italianas realizaram um espetáculo de fogos de artifício no âmbito do 32º Concurso Internacional de Fogos de Artifício de Macau. De acordo com a Direção dos Serviços de Turismo do Governo da RAEM, organizadora do concurso, 10 equipes de todo o mundo estão programadas para apresentar 10 shows de fogos de artifício de 14 de setembro a 6 de outubro.